Vivemos em um país de dimensões continentais e muita pluralidade cultural. Por isso, é importante que as crianças aprendam, desde cedo, a respeitar as diferenças e a reconhecer saberes e costumes distintos dos seus. Valorizar a pluralidade é fundamental para evitar que as crianças desenvolvam preconceitos.
A cultura permite a construção de linguagens, crenças e hábitos em um ambiente social, tornando a vida mais bonita pela diversidade presente entre nós.
Em sociologia, diversidade cultural diz respeito à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas. Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.
A definição da expressão diversidade diz respeito à qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado; variedade, ou multiplicidade. ... Por isso a diversidade humana se refere às diferenças culturais, étnicas, ideológicas, religiosas, entre outras, que existem entre os seres humanos.
Diversidade significa representar a sociedade. Afinal, somos compostos por pessoas de diferentes histórias, crenças, raças e etnias, orientações sexuais, gêneros, entre outros.
Nas organizações, a diversidade pode ser compreendida por profissionais que apresentam diferentes:
Os principais tipos de diversidade são: étnica, biológica, cultural, social, linguística, religiosa, musical, entre outros. Espero ter ajudado, bons estudos!
Os 3 níveis da cultura organizacional são: os artefatos, os valores compartilhados e os pressupostos.