A ligação entre os monossacarídeos é chamada de ligação glicosídica. Nela, dois monossacarídeos se ligam através da combinação de duas hidroxilas presentes em suas estruturas distintas.
Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo. São exemplos de polímeros sintéticos: polimetacrilato de metila (acrílico), poliestireno, policloreto de vinila (PVC), polietileno e polipropileno.
Polímeros sintéticos Os exemplos mais conhecidos dessa opção são: poliestireno, polimetacrilato de metila (acrílico), polipropileno, polietileno e policloreto de vinila (PVC).
Os polímeros possuem grande importância no cotidiano das pessoas, uma vez que possibilitaram o desenvolvimento de novos materiais com características químicas e físicas inovadoras, como por exemplo o poliacetato de vinila, utilizado em revestimentos; o nylon, usado em fibras, roupas e carpetes; o PVC, utilizado nas ...
O petróleo pode se transformar em plástico através do refino do óleo das refinarias, onde surge a nafta, dando origem as petroquímicas que utilizam a nafta e a parafina em diversos tipos de matérias, entre eles o plástico.
Atualmente, existem no mercado outros tipos de plástico biodegradável. São feitos a partir de fontes renováveis – milho, mandioca, beterraba e cana-de-açúcar. ... A partir da cana, é produzido o polietileno igual ao obtido do petróleo, assim o tempo de decomposição do plástico verde é o mesmo do plástico comum.
A vantagem da embalagem biodegradável é que a sua permanência no ambiente é menor do que a permanência das embalagens não biodegradáveis, o que diminui as chances de efeitos nocivos como sufocamentos, entrada na cadeia alimentar, contaminação por disruptores endócrinos, entre outros.
A principal desvantagem do PLA é que precisa ser descartado corretamente em uma usina de compostagem e infelizmente, a maior parte do resíduo brasileiro acaba chegando a aterros sanitários e lixões, onde não há garantias de que o material seja biodegradado completamente.
Quando se fala em sustentabilidade, consumo consciente e preservação do meio ambiente, é comum surgir o assunto dos produtos biodegradáveis. Isso porque eles são bem menos prejudiciais para a natureza, já que se decompõem com mais facilidade e, portanto, são vistos como alternativa sustentável.