Em alguns deles, aparece um aumento de volume sob a mandíbula, chamado no campo de “papeira” e edema de barbela (inchaço da barbela). Para a comprovação da verminose, é melhor submeter seu rebanho a exames laboratoriais, que devem ser solicitados ao médico veterinário.
A papeira é causada por deficiência de iodo no pasto consumido pela vacas. A maneira de evitar que os bezerros nasçam mortos, ou com bócio, é fornecer iodo às vacas. O modo mais prático de fazê-lo é por meio do sal iodado, da adição de iodo às misturas minerais ou de injeções periódicas de suspensão oleosa de iodo.
Para o tratamento, primeiro passo é isolar o animal e tratar com medicamento que tenha o clorobutanol como princípio ativo. O medicamente pode não ser totalmente eficiente. Outro tratamento mais barato ao produtor é a auto-hemoterapia em que se usa o próprio sangue do animal.
Modo de usar e posologia: Aplicar por via injetável intramuscular ou por via oral. Animais de grande porte adultos – 20 mL diários. Animais de médio porte – 5 a 10 mL diários.
Adquira agora mesmo Iogad SM! Iogad SM é indicado na profilaxia e correção dos estados deficitários de Iodo, cujos principais sintomas se localizam na glândula, com a formação de uma hiperplasia conhecida sob a denominação de Bócio.
Tratamento de anemia em bovinos Para animais anêmicos que estão em estágio grave da enfermidade, recomenda-se o tratamento com Ourotetra Plus LA. A utilização deste produto contribui para uma rápida recuperação dos animais, mas sempre consulte um médico veterinário para avaliar a situação.
A laminite é um processo inflamatório das estruturas sensíveis da parede do casco que resulta em dor, claudicação intensa e mudanças estruturais do mesmo. As principais complicações são: úlceras de sola, erosão de talão, doença da linha branca, hemorragia de sola e fissura.
O tratamento medicamentoso deve ser feito em conjunto com o suporte, com administração de anti-inflamatório não esteroidal, analgésico e vasodilatador. É importante destacar que é preciso descobrir a causa principal para que o tratamento seja bem feito.
As manifestações clínicas variam com o caso. Na laminite aguda, os animais apresentam dor, ansiedade acompanhada de tremores musculares, sudorese e aumento da frequência cardíaca e respiratória. Os casos acometidos apresentam-se quentes e visivelmente inflamados.
A claudicação, ou “manqueira” causa grande impacto sanitário (saúde e reprodução) e econômico (perda na produção de leite e descarte involuntário) nas fazendas leiteiras.