A indiferença com sistema imperial por parte tanto do imperador quanto de sua filha permitiram que a descontente minoria republicana, formada principalmente por oficiais militares insubordinados e fazendeiros insatisfeitos com o fim da escravidão, ficasse audaciosa e eventualmente lançasse um golpe de estado que ...
Pedro I envolveu-se com a Guerra Civil Portuguesa para garantir que a filha, d. Maria, assumisse o trono de Portugal. ... Durante a guerra, d. Pedro I ficou doente e, em 24 de setembro de 1834, acabou falecendo por conta de uma tuberculose.
Instituir um governo formado por regentes, já que Dom Pedro ll não tinha idade suficiente para assumir. Assim, deu-se início ao período regencial brasileiro, que se encerrou em 1840 com o golpe da maioridade e ascensão de Pedro ll no poder (mesmo não tendo idade suficiente).
João VI e de Carlota Joaquina, nasceu em Portugal e veio para o Brasil junto com a Família Real em 1808, por conta da invasão das tropas francesas. ... Em 1820, por causa da chamada Revolução do Porto, D. João VI voltou para Portugal, deixando seu filho D.
Pedro II foi imperador do Brasil durante quase 50 anos, reinando de 1840 a 1889. Filho de D. ... Maria Leopoldina, foi coroado imperador por meio de um golpe parlamentar conhecido como Golpe da Maioridade. Foi deposto pela Proclamação da República e morreu exilado em Paris.
11 de dezembro de 1826
35 anos (1798–1834)
18 anos
12 de outubro de 1798
Do relacionamento de Leopoldina e Pedro nasceram sete filhos, dos quais um deles foi Pedro de Alcântara, mais conhecido como d. Pedro II, imperador do Brasil entre 1840 e 1889.
Isabel do Brasil
Em 1817, Dom Pedro I casou-se com Maria Leopoldina Josefa Carolina de Habsburgo, arquiduquesa da Áustria, filha do Imperador da Áustria. Com ela teve seis filhos: Maria da Glória, Miguel, João Carlos, Januária, Paula, Francisca e Pedro de Alcântara.
Pedro Afonso de Bragança
Pedro II do Brasil
Pedro II do Brasil
Do relacionamento com d. Pedro I, Domitila teve cinco filhos, sobrevivendo apenas duas meninas: Isabel Maria (1824-1898), reconhecida pelo imperador e feita Duquesa de Goiás, e Maria Isabel (1830-1896), condessa de Iguaçu por casamento.
Pedro Afonso de Bragança
Amélia de Leuchtenbergde 182
Maria Leopoldina foi uma arquiduquesa austríaca conhecida por ter sido a primeira imperatriz do Brasil. Criada em uma das mais tradicionais monarquias da Europa, Leopoldina casou-se com d. Pedro. Ficou marcada por ser uma das grandes influências para que ele declarasse a independência do Brasil.
Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon
24 de setembro de 1834
Queluz, Portugal
pneumonia