A CCIH executa tarefas importantíssimas, tais como: detectar casos de infecção hospitalar, elaborar normas de padronização, colaborar com o treinamento de todos os profissionais de saúde, realizar controle da prescrição de antibióticos e oferecer apoio técnico à administração hospitalar.
O estudo sobre o papel do enfermeiro na CCIH é de extrema importância, pois é ele o responsável pelo atendimento de maior contato com o paciente na unidade de saúde. Isso o torna responsável pela utilização de técnicas e rotinas que tanto previnem como minimizam o potencial de infecção dentro das unidades.
Cabe à CCIH a execução das ações do PCIH, sendo esta comissão um órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição, e a ela diretamente subordinada. A CCIH é composta por profissionais da área de saúde, de nível superior, formalmente designados e nomeados pela Direção do hospital.
Cada comissão possui funções legislativas e fiscalizadoras e é guiada tanto pela Constituição Federal quanto pelos respectivos Regimentos Internos, com o objetivo de promover debates e discussões sobre as leis em elaboração, acompanhar as ações administrativas e controlar programas criados pelo Poder Executivo.
A Comissão de Farmacia e Terapêutica (CFT) é responsável pela condução técnica, política e administrativa de todo o processo de avaliação de incorporação de medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais.
A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) é uma equipe de discussão colegiada, vinculada à Superintendência do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-UFGD/Ebserh).
a) Convocar e presidir as reuniões; b) Indicar seu vice-presidente; c) Representar a comissão junto à Secretaria Municipal de saúde, ou indicar seu representante; d) Subscrever todos os documentos e resoluções da comissão previamente aprovados pelos membros desta; e) Fazer cumprir o regimento.
Verificado por especialistas. A alternativa D) é a correta. O CFT (comissão de farmácia e terapêutica) tem por finalidade criar parâmetros de tratamento, padronizando os mesmo de acordo com as necessidades em cada caso.
Padronização de medicamentos
Com o intuito de ser um instrumento que oriente a prescrição e a dispensação de medicamentos a Comissão cumpre, assim, um dos seus objetivos que é a divulgação do Guia Farmacoterapêutico, visando sempre a qualidade da assistência.
Um medicamento pode ser classificado pela função química do princípio ativo ou pelo modo como é usado para tratar uma condição particular. Cada droga pode ser classificada em uma ou mais classes terapêuticas.