Como escolher abóbora Para saber se a abóbora está madura, bata com as juntas dos dedos na casca. Se o som for oco, meio surdo, ela estará no ponto. Caso compre abóbora já cortada, verifique se a polpa tem a cor alaranjada intensa e brilhante.
Mais úmida e fibrosa, a abóbora de pescoço é a ideal para o preparo de doces e pães. Já a moranga, por sua consistência mais rala e seu formato arredondado, se torna um ótimo recipiente para pratos como o camarão cremoso. Também vai bem em doces e refogados.
A abóbora, também conhecida como jerimum, é um legume muito utilizado em preparações culinárias que traz como principal vantagem ter pouco carboidrato e poucas calorias, ajudando a emagrecer e controlar o peso. Assim, tanto a abóbora cabotian quanto a abóbora moranga são ótimas aliadas da dieta e não engordam.
É um alimento extremamente nutritivo e com poucas calorias: 100 gramas de abóbora cabotian cozida tem apenas 48 kcal. Além de ser rica em vitamina A e C, possui fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5 e B6. Confira detalhes de seus benefícios.
5 tipos de abóboras para você conhecer e saborear; confira...
Abóbora ou jerimum, fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales), nomeadamente às classificadas nos géneros: Abobra - uma única espécie, nativa da América do Sul.
A moranga caracteriza-se pelo fruto achatado e redondo, com gomos bem salientes. Para diferenciá-la da abóbora, observe o pedúnculo ou cabinho do fruto. A moranga tem pedúnculo liso, sem sulcos, corticoso e grosso, enquanto a abóbora tem pedúnculo sulcado, alargado e achatado na inserção do fruto.
Agricultor mantém coleção com 150 variedades de abóbora em sítio no PR. Entre os diferentes formatos, há frutos parecidos com ovo e cisne. Aprenda a preparar uma receita bem prática de doce de abóbora.
Abóbora Takayama se destaca pela produtividade e é a preferida dos agricultores há 40 anos. No Brasil, o cultivo de abóbora japonesa se mantém estável ao longo dos anos.
Espaçamento ideal na produção de abóboras
Cultivar de abóbora rende até 40 toneladas por hectare - Jornal Dia de Campo.
Por se tratar de uma planta das américas, a abóbora possui baixa resistência ao frio. Em locais com baixas temperaturas, recomenda-se que a abóbora seja cultivada entre setembro e fevereiro.
Espalhe de quatro a cinco sementes por monte - mantendo de duas a três vivas quando as mudas alcançarem de 7 cm a 10 cm - ou faça o transplante de diversas mudas, deixando por volta de 180 cm entre os montes. Em pequenos espaços, você vai conseguir plantar de 1 a 2 montes.
Adubação em cobertura: No início da frutificação aplicar 30 a 50 g de sulfato de amônio ou nitrocálcio (ou 15 a 25 g de uréia) por cova, distribuindo o adubo entre as ramas. Semeadura: plantar 3 ou 4 sementes por cova e cobrir com 2 cm de terra. Cada grama contém 6 a 8 sementes.
Recomendação de adubação com NPK para a cultura da abóbora, no plantio e em cobertura, de acordo com Comissão de Fertilidade de Solo da Bahia (1989)¹. Recomenda-se que a adubação quimica com nitrogênio e potássio seja parcelada em tres e duas aplicações, respectivamente.
O solo ideal é o areno-argiloso, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 a 6,8.
Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
Outra opção para o uso desse adubo orgânico é misturar as cascas trituradas à terra, na hora de plantar.
Você pode fazer com borra de café, casca de banana, casca de ovo e casca de vegetais. Essa é uma boa forma de proporcionar nutrientes as suas plantas e evitar o desperdício de alimentos. Uma outra maneira de deixar suas plantas forte é com o adubo feito pela compostagem.
5 segredos pra planta dar flor
formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.
Para estimular a floração, o engenheiro agrônomo Marcello Manzano Santero, da Dimy Produtos para Jardinagem, sugere o uso do adubo mineral NPK 4 14 8, que é uma boa fonte de fósforo e potássio.
PLANTIO Deve ser feito durante o verão, em solos férteis, permeáveis e irrigados, apesar de a onze--horas suportar terrenos levemente secos. O ideal é misturar uma parte de terra comum a uma parte de terra vegetal e duas partes de areia. A planta apresenta floração em abundância quando fertilizada.
Adubo de casca de banana
1- Dando períodos escuros por longo tempo, você pode forçar as plantas a florescer. Períodos escuros de 13h ou mais, durante duas semanas, deveriam ser o bastante para ativar o florescimento. 2- Usando luz artificial para interromper o período escuro, você pode forçar as plantas a continuar o crescimento vegetativo.
FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.