Entenda as diferenças entre grandezas escalares e vetoriais Grandeza escalar apresenta apenas módulo. A vetorial possui módulo, direção e sentido. Assunto comum nas provas de física, a grandeza escalar se difere da grandeza vetorial por ter apenas um módulo (número), enquanto a vetorial tem módulo, direção e sentido.
→ GRANDEZAS VETORIAIS são grandezas necessitam, além do valor numérico e da unidade, de direção e de sentido. Ex: Velocidade, Deslocamento, Força. São grandezas vetoriais: a) tempo, deslocamento e força.
Quanto vale a soma das alternativas corretas: 01- Massa e temperatura são grandezas escalares e, portanto não tem direção e sentido. 02-Uma grandeza é escalar quando ela é definível por um valor numérico, sem a necessidade de uma orientação.
Toda grandeza vetorial ou vetor deve ser descrito por 3 características fundamentais: módulo, direção e sentido. ... Por exemplo, para descrever a velocidade de um automóvel numa estrada retilínea, você precisa dizer qual o módulo (ex: 60 km/h), qual a direção (ex: horizontal) e sentido (ex: esquerda).
Resposta. Explicação: para ser uma grandeza escalar ela não necessita de direção e sentido diferente da força elétrica , campo elétrico e campo magnético essas grandezas sim necessitam de sentido e direção pois são grandezas vetoriais representadas por vetores .
Apesar da força e do deslocamento serem duas grandezas vetoriais, o trabalho é uma grandeza escalar, ou seja, fica totalmente definida com um valor numérico e uma unidade. A unidade de medida do trabalho no sistema internacional de unidades é o N.m. Essa unidade recebe o nome de joule (J).
Velocidade (v), aceleração (a), Força (F), massa (m).