Cada oração deve ser repetida dez vezes até que as 100 contas do terço terminem. Mas antes de cada oração deve-se rezar um Pai-Nosso, Ave Maria ou Credo.
O instrumento de reza representa a terça parte do Rosário – conjunto de orações proposto pelo frade Alan de Rupe em 1470. Sua origem remete à recitação dos 150 Salmos bíblicos.
Avance até a medalhinha e reze o Pai-nosso. Para a sequência de dez bolinhas menores, reze dez Ave-Marias, dê Glória ao Pai e diga a oração de Nossa Senhora de Fátima (“Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem, amém”).
Coloque o rosário no seu dedo indicador da mão dominante. Empurre-o suficientemente para que encaixe bem e não corra o risco de cair, mas não tão fundo que dificulte a sua retirada. Uma boa posição para tentar de início é diretamente abaixo da sua primeira articulação.
Segure o rosário, de forma que o crucifixo fique livre na palma de sua mão com o rosário a sua esquerda. Deixe que as contas caiam entre os dedos, formando um círculo. Mantenha o crucifixo em sua mão enquanto você faz primeira oração, o Credo dos Apóstolos.
Como rezar: inicie o terço rezando o Credo; nas contas grandes, rezar: “Mãe da Divina Providência: providenciai!”; nas contas pequenas, rezar: “Deus provê, Deus proverá. Sua misericórdia não faltará!”; finalizar com a oração: “Vinde, Maria. Chegou o momento! Valei-nos agora e em todo tormento.
Passo a passo para rezar o rosário
Como usar o seu Mala: Segurando o seu cordão de contas, o Japa Mala, na mão direita, deixe que ele escorregue sobre o dedo do meio (o dedo do céu, o dedo mais longo). O dedo indicador não deve tocar as contas, ficando estendido durante todo o período da entoação dos mantras.
Entre uma sílaba (palavra ou verso…) e outra, fique atenta à respiração: a entrada e a saída do ar devem ser pausadas, uniformes e feitas de preferência pelas narinas. Algumas pessoas marcam a repetição dos mantras usando um mala, ou japamala (em sânscrito, japa = sussurar e mala = cordão).
Basta apenas repeti-las mentalmente ou vocalmente, até se sentir melhor e livre daquele pensamento. Podemos fazer o ho'oponopono quando percebermos sentimentos como medo e ansiedade, por exemplo. Basta dizer: “medo abençoado, sinto muito, por favor, me perdoe, eu te amo, sou grato(a)”.
A meditação cristã pretende desenvolver a capacidade de contemplação e dar atenção ao momento presente, às palavras sagradas e ao criador, encarnando assim a plenitude da vida que, conforme prega a religião cristã, teria sido dada por Deus. O alvo da meditação cristã é ocupar e preencher o pensamento em Deus.
O mantra de hoje é: “Um dia por vez e você aprende que tem nas mãos o bem mais precioso: o agora!”
totalmente normal. Respire aliviado, pois isso acontece com todo o mundo. Seu trabalho durante o mantra consiste justamente em trazer incessantemente a mente de volta para o som do mantra e refletir sobre seu significado. Isso traz como conseqüência o aquietamento da mente.