Resposta. Resposta: podemos entender a religião, de uma forma ampla, como um sistema de crenças e as práticas a elas referentes. ... Ou seja, na esfera da religião, não se necessita de uma demonstração racional para aquilo que se professa como verdade, mas a fé não é necessariamente oposta à razão.
A filosofia da religião examina questões como a dimensão espiritual apresentada pelo homem do ponto de vista da filosofia. ... Entre os principais problemas a serem analisados, então: a existência de Deus, sua associação com o mundo sensível, o mal, a ligação entre religião e moral e a conexão entre a alma e corpo.
A filosofia da religião é uma das divisões da filosofia. Tem por objetivo o estudo da dimensão espiritual do homem desde uma perspectiva filosófica (metafísica, antropológica e ética), indagando e pesquisando sobre a essência do fenômeno religioso. Em síntese, sua pergunta fundamental é: "O que é a religião?".
A expressão "filosofia da religião" surgiu a partir do século XIX, corresponde a parte da filosofia que focaliza em examinar racionalmente as explicações religiosas. ... E, todas as investigações filosóficas e científicas partiam do pressuposto de que a verdade já tinha sido revelada pelo próprio Deus.
A palavra religião tem origem do latim e significa “religar”. Em um sentido moderno, esse termo é entendido como o conjunto de crenças do ser humano na existência do divino.