A proposta desse texto foi contar um pouco da história de uma das mais importantes companhias comerciais surgidas no século XVII, a Companhia das Índias Ocidentais dos holandeses, a qual é principalmente lembrada por ter fundado a colônia da Nova Holanda no Brasil, dando início as "guerras pelo açúcar".
A Companhia Britânica das Índias Orientais tinha o monopólio da venda do chá nas colônias. Sem concorrência, ela colocava seu produto mais caro do que o chá contrabandeando da Holanda e vendido pelos comerciantes locais.
Apesar do seu nome, esta nova 'empresa', apadrinhada pelo Governo Britânico, acabou por não fazer grandes trocas comerciais propriamente com as Índias Orientais, acabando por negociar mais com o subcontinente indiano e com a China, nomeadamente na aquisição de algodão, seda, corante índigo, sal, chá e ópio.
História do Brasil. As invasões holandesas no Brasil ocorreram quando os holandeses ocuparam territórios no Nordeste brasileiro no século XVII. Essa invasão estava diretamente relacionada com as questões diplomáticas envolvendo Portugal, Espanha e a própria Holanda naquele período.
Os holandeses resolveram invadir o Brasil por dois motivos: primeiro para prejudicar a Espanha, que no momento governava o país por conta da União Ibérica, e segundo para expandir as suas aventuras comerciais, trazendo recursos para a Holanda, que havia recentemente se tornado independente.
Os invasores franceses Um dos motivos das invasões foi o fato de que o Tratado de Tordesilhas, assinado entre Portugal e Espanha, excluía a França e outras nações da divisão do Novo Mundo. Essas nações ficavam à margem das cobiçadas riquezas brasileiras, como o pau-brasil, a pimenta nativa e o algodão.
Ingleses, franceses e holandeses foram os povos que mais participaram destas invasões nos primeiros séculos da História do Brasil Colonial. Comandados pelo almirante francês Nicolas Villegaignon, os franceses fundaram a França Antártica no Rio de Janeiro, em 1555.
2) No período do Brasil colonial, outros países que invadiram as terras foram: a) Espanha e Inglaterra.
A invasão holandesa no Brasil teve como consequências principais o desenvolvimento da província de Pernambuco (sede dos invasores) e o comprometimento dos interesses de Espanha e Portugal, que, controladores da colônia do Brasil, perderam uma importante fonte de recursos com a invasão.