Os materiais podem ser classificados, de acordo com as suas propriedades magnéticas, em três tipos: ferromagnéticos, diamagnéticos e paramagnéticos. O magnetismo é uma propriedade dos átomos que tem origem em sua estrutura atômica.
Quando um material é deixado por um certo tempo próximo a uma ímã permanente, ele se torna momentaneamente um ímã. Carga elétrica em movimento produz campo magnético, sendo assim, se um determinado material for enrolado por um fio condutor, caso haja corrente elétrica, o campo magnético gerado imantará o material.
Nem todos os materiais cujos átomos possuem propriedades magnéticas são ferromagnéticos porque alguns átomos, em diferentes disposições, não conseguem criar domínios de orientação.
A desmagnetização pode ser voluntária ou involuntária Possivelmente, aquecer um pedaço de metal magnetizado com uma chama gerará desmagnetização, destruindo a ordem das moléculas dentro do ímã. Ao aquecer um ímã, cada molécula é manchada com energia.
O desmagnetizador pode operar realizando um aquecimento térmico, onde a temperatura é aumentada para alcançar a desmagnetização sem alterar as suas características. ... Há ainda o processo de desmagnetização por corrente alternada que é a que oferece o maior custo benefício.
Para desmagnetizar seu relógio basta passá-lo próximo da superfície do desmagnetizador ou, em certos modelos, colocar o relógio em um local específico por alguns segundos.
ponto Curie. Temperatura acima da qual um mineral magnético perde o seu magnetismo. O estudo do paleo-magnetismo terrestre da crosta oceânica baseia-se nesta propriedade dos minerais magnéticos que registram o fluxo magnético terrestre ao cristalizarem, resfriando-se abaixo do ponto Curie.