5 passos para descobrir a tonalidade de uma música
A linha de baixo representa a corda mais grossa (mi) e a linha de cima representa a corda mais fina (sol). De cima para baixo as linhas representam as cordas sol, ré, lá, mi. Números escritos nas linhas indicam em que traste as respectivas cordas devem ser apertadas ao serem feridas. Número 0 indica corda solta.
O dedilhado deve descer do bordão até a “mizinha” e, na sequência, voltar de B para o D. Note-se, também, que o 0 sempre significa corda solta, e que o número seguinte significa qual casa pressionar.
A corda superior, ou quarta, do ukulele tem o tom G. A terceira está com o tom em C, a segunda está sintonizada para um E. A primeira corda possui o tom em A. Como afinar o Ukulele?
O ukulele soprano é o menor de sua família, cabe até mesmo dentro de uma mochila, mas o tamanho reduzido não o torna inferior aos demais! Da mesma maneira, a distância entre as casas — trastes — também é reduzida, favorecendo a montagem dos acordes, para pessoas com mãos pequenas, principalmente as crianças.
Como afinar o ukulele?
Como segurar o ukulele É bem comum segurar o ukulele de um jeito que o braço forme um ângulo de 90°. Outra posição errada, porém típica, é segurar o ukulele paralelo ao chão. Evite segurar o instrumento nessas posições, pois, ela dificulta o posicionamento correto das mãos esquerda e direita.
Mantenha a mão esquerda em um plano paralelo ao braço do instrumento. Ao tocar violão, uma posição inclinada dos dedos diminui a força e o alcance principalmente dos dedos 3 e 4. Por isso, tente sempre estar com a mão esquerda sempre paralela às cordas e ao braço do instrumento.
Ao tocar o ukulele com a mão direita, que fará o ritmo, use suas unhas ao passar no sentido descendente e os dedos no sentido ascendente. Toque um pouco acima da boca do tampo. Apesar de no violão a forma correta de se tocar seja logo acima da boca, no uke você deverá tocar mais perto do braço.
A afinação padrão pode ser feita nos ukuleles sopranos, concert e tenor. Ela é feita em C, com cordas afinadas em G C E A. Porém, uma característica interessante do Ukulele é o uso de uma afinação reentrante, em que a quarta corda é mais fina que a terceira, sem alterar a nota, mas com uma oitava acima.
Toque no UKULELE a música HEY PAI, da ISADORA POMPEO, de um jeito fácil e bonito. Usando apenas os acordes: C, G, Am e F E tocando o ritmo: BAIXO, CIMA e ABAFA Fazendo 4 ritmos para cada acorde.
O Ukulele tenor e concert costuma ter um timbre mais quente, rico e mais ressonante que os soprano, que tem um tamanho menor. Os dois modelos também produzem um som com mais volume e grave. Os sopranos tendem a ter um som mais baixo, mas isso está longe de significar uma qualidade ruim.