O papel dos rins na manutenção do equilíbrio ácido-base é, pois, facilitar a excreção de radicais ácidos e conservar bases, o que é feito através da secreção tubular de hidrogênio e amônio e da reabsorção tubular de bicarbonato.
Mecanismo Pulmonar O principal mecanismo de regulação respiratória do pH é a retenção de CO2 na alcalose, e liberação/eliminação de CO2 na acidose. Esse controle ocorre pela ventilação pulmonar: Hiperventilação = eliminação de CO. Hipoventilação = retenção de CO.
Os desequilíbrios ácido-base são alterações patológicas da pressão parcial de dióxido de carbono (Pco2) ou de bicarbonato sérico (HCO3−) que tipicamente produzem valores de pH arterial anormais. Acidemia ocorre quando o pH plasmático é < 7,35. Alcalemia se dá quando o pH plasmático > 7,45.
Causa comum de desequilíbrio são múltiplos déficits sensoriais (por exemplo, perda de audição, visão e diminuição da propriocepção) em pacientes idosos. Outras causas são doença de Parkinson e acidente vascular cerebral acometendo território vértebro-basilar, principalmente o cerebelo.
Todas as vitaminas do complexo B: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotônico), B6 (piridonxina), B7 (biotina) e B9 (folato) são essenciais para extrair energia de alimentos, construção moléculas vitais e regulação do metabolismo de neurotransmissores como a serotonina.
Vitamina B também dá mais ânimo e disposição! Outros nutrientes interessantes para dar uma turbinada na energia são as vitaminas do complexo B. “As vitaminas do complexo B são fundamentais para o metabolismo dos carboidratos.
Dicas para combater o esgotamento