É bem simples de se fazer. Você deve realizar duas compras de opções: uma de venda e outra de compra sobre o mesmo ativo, pelo mesmo prêmio, strike e prazo de vencimento. O lucro se dá pela diferença das cotações das opções. Quanto mais elas variarem, maior será o ganho obtido pela operação.
Quem vende uma opção de compra fica obrigado a vender o ativo-objeto pelo preço predeterminado se, na época do vencimento, ele estiver cotado a um preço superior previsto na opção. Normalmente, o vendedor da opção de compra possui o ativo-objeto – e, sendo assim, realiza o que se chama de “venda coberta”.
Opção de compra (Call)1: direito de compra de um ativo em uma data futura, a um preço predeterminado. Opção de venda (Put) 2: direito de venda de um ativo em uma data futura, a um preço predeterminado.
Também conhecida como lançamento coberto, ou ainda covered call, é uma estratégia na qual é necessário possuir o ativo-objeto (ação) para posteriormente vender uma call (opção de compra) desse mesmo ativo.
Venda coberta de PUT, o que é? Ao fazer a venda/lançamento de uma opção Put, você é obrigado a comprar uma ação por um preço determinado. Diferentemente das opções CALL, na put você entrega dinheiro e não a ação. Logo para cobrir essa operação é necessário que você tenha o dinheiro de acordo ao montante vendido.
Quem compra “calls” ou “puts” tem em mãos um direito (o direito de optar por comprar ou vender uma ação pelo preço previamente estabelecido); Quem vende “calls” ou “puts” tem em mãos uma obrigação (a obrigação de entregar as ações pelo preço previamente estabelecido).
A opção de compra, também chamada de call option, é um contrato no qual o comprador tem o direito, mas não a obrigação, de comprar um ativo-objeto a um determinado preço e em uma determinada data.
Direito de compra: também chamada de call, a opção de compra dá o direito, mas não a obrigação, de comprar um ativo. ... Direito de venda: também chamada de put, a opção de venda dá o direito, mas não a obrigação, de vender um ativo. O investidor que vende uma put tem a obrigação de comprar o ativo do qual vendeu a opção.
Chamamos de put o derivativo que dá ao proprietário a opção de vender suas ações pelo preço estipulado durante a compra da opção, ainda que os títulos venham a se desvalorizar. Aqui, também não existe a obrigação de fazer valer o contrato, apenas a possibilidade (e o direito a exercê-la).
De maneira geral, compra-se uma PUT quando existe a expectativa que o ativo possa sofrer depreciação no período. Como o valor de venda fica garantido pela opção de venda, o investidor tem uma porta de saída para se livrar sem prejuízo do ativo e, assim, pode ficar mais tranquilo.
Para investir em opções de ações basta abrir sua conta na XP e acessar o home broker. É por essa plataforma que você irá investir nas opções: Abra sua conta em uma corretora de valores, como a XP. Todas as transações feitas na Bolsa de Valores devem ser intermediadas por uma corretora.
Para poder operar no day trade, você precisa movimentar seu dinheiro entre seu banco e sua corretora (seja para investimentos, seja para retiradas). Assim, terá um custo pela transferência eletrônico, conforme banco utilizado. Vale lembrar que a XP não cobra taxa de TED para retirada de valores da corretora.
Mini índice O valor mínimo para investimento em minicontratos de índice cheio é R$ 0,20 por pontos Ibovespa.
Mini-Índice