A cana caiana foi muito utilizada para a produção de açúcar, devido à sua qualidade e alto teor de açúcar. Atualmente, seu cultivo é contraindicado por ser fonte de disseminação do vírus causador do mosaico. Foi introduzida no Brasil depois da Invasão da Guiana Francesa, durante o reinado de D. João VI.
substantivo feminino [Botânica] Tipo de cana-de-açúcar, proveniente da Caiena (Guiana Francesa), utilizada para produzir açúcar e cachaça; caiana ou caiena.
Tome cuidado ao inspecionar os campos de cana-de-açúcar. Será necessário começar a colher a cana-de-açúcar um pouco antes de atingir essa altura e começar a florescer. Quando a maioria das folhas tiver morrido, ela está pronta para ser colhida.
A colheita da cana envolve cinco operações muito simples: o corte dos colmos na base, o corte dos ponteiros, a alimentação dos colmos para o interior da colhedora, a retirada das folhas e a picagem (opcional).
O bagaço da cana-de-açúcar é fonte para a produção de energia e papel. A ponta da cana pode também ser utilizada como alimentação animal e para extração de palmito para alimentação humana. Desta forma, a cana-de-açúcar é uma das mais importantes culturas brasileira, conforme LUCCHESI (1995) 1 apud ARRUDA PINTO (2002).
Além da produção de etanol e açúcar, os subprodutos da cana tem grande importância econômica, como na geração de energia, auxiliando no aumento da oferta e redução dos custos, contribuindo para ampliar a sustentabilidade do setor.
O chá de folhas de cana, secadas à sombra, é auxiliar para curar aftas dos lábios e da boca. É também auxiliar para acalmar dores e sintomas ligados à menopausa feminina./span>
No Brasil, até o século XIX, a cana-de-açúcar utilizada para fabricar rapadura era a Crioula. Depois, veio a Caiana, que é mais resistente a pragas, e, posteriormente, surgiram inúmeras outras variedades, como a Cana Rosa, Fita, Bambu, Carangola, Cabocla, Preta, entre outras.
O açúcar refinado é o açúcar branco, comum. Ele é processado a partir do melado de cana-de-açúcar ou do açúcar mascavo. Inicialmente apresentado na cor marrom, o açúcar refinado recebe uma série de produtos químicos que alteram sua cor e sabor para que ele fique claro e uniforme./span>