A fratura de Colles é a fratura da extremidade distal do rádio, onde o fragmento se desloca para trás e para o exterior. Ocorre com freqüência em crianças, geralmente de 6 a 10 anos, e em pessoas idosas, principalmente em mulheres acima dos 50 anos, em decorrência da osteoporose.
(Fraturas do punho; fratura de Colles; fratura de Smith) Muitas vezes, o processo estiloide ulnar também é fraturado. Menos frequentemente, o desvio volar (chamado fratura de Smith) ocorre pela flexão do punho foi durante a lesão.
A fratura é uma das principais causas de dor no osso e pode acontecer devido a acidentes de trânsito, quedas ou durante a prática de algum esporte, por exemplo. Além da dor no osso que foi fraturado, é comum também que surjam outros sintomas como inchaço no local, hematomas e dificuldade para mexer o membro afetado.
A dor nos ossos causada por um choque ou colisão é mais fácil de ser identificada, pois aparece logo após o acontecimento, seja uma queda ou um acidente e se agrava quando aplicamos peso na parte do corpo que foi afetada pelo golpe. É possível que haja melhora em até três dias de repouso com a cicatrização do osso.