Plantas de baixa manutenção que podem ser cultivadas sem recursos avançados como: luz intensa, sistemas de CO2, substrato fértil ou fertilização líquida. Ideais para novos aquaristas ou para aquários de camarões.
Apare as plantas de caule (1) regularmente, corte as mais longas, deixando uma das folhas inferiores e corte o restante do caule, em seguida replanta os em um outro local. Novos rebentos vão crescer a partir da haste cortada.
Cortar no ponto desejado, imediatamente acima de um nó foliar (onde o pecíolo foliar ou as folhas se inserem no caule), replantando a parte superior destacada. Deve-se podar apenas as folhas velhas, mais externas na roseta, no pecíolo foliar (a haste que liga a folha ao rizoma / bulbo) bem junto do rizoma / bulbo.
Examinaremos as 10 melhores plantas para aquários de água doce, que parecem incríveis no seu aquário e têm diferentes propósitos.
Deixe a planta de molho na água quente por mais ou menos dez minutos. Remova os resquícios das algas com os dedos, com uma escova de dentes ou com uma esponjinha apropriada. Enxágue a planta mais uma vez e devolva-a ao aquário. Use água fervente para evitar deixar resíduos de produtos químicos no aquário.
Siga nosso passo a passo para limpar o seu aquário:
Coloque 1L de Cloro e deixe por um período de 1 a 2 dias. 3 – Após este período, jogue a água fora e enxague suas rochas com ajuda de uma mangueira ou se tiver uma vap é melhor ainda!
Use água oxigenada para remover algas. Adicione ½ colher de chá (2,5 mL) de água oxigenada a 0,95 L d'água. Deixe as pedras e as decorações de molho nessa solução durante o tempo que levar para limpar o aquário. Depois, enxague bem todos os itens em água limpa.
Esfregue o vidro. Utilize uma esponja limpa e que não contenha produtos químicos ou detergente — eles contaminarão a água do aquário. Contanto que não tire muita água, não há problema em manter os peixes no aquário durante a limpeza. Você pode utilizar o lado mais abrasivo da esponja se precisar limpar com mais força.
Utilize apenas produtos indicados para aquarismo. Conforme explica a Dra. Mariana Pastelli, quando falamos de aquário devemos usar apenas produtos especializados. Por mais que você seja adepto de uma boa faxina, itens como detergente, sabão e desinfetantes são tóxicos para peixes.
O que você precisa para limpar o aquário
Como fazer a limpeza do aquário
Geralmente, a limpeza deve ser feita a cada 15 dias. Mais uma vez, o segredo é obedecer às regras específicas para as espécies de peixes e para o tipo de aquário, principalmente no caso das pessoas ainda iniciantes no aquarismo.
Espécies de peixe que limpa aquário Alguns tipos de peixe são bem conhecidos por serem ótimos ajudantes na limpeza do aquário. Os mais famosos são o cascudo, o limpa-vidro (também conhecido como oto) e as coridoras, sendo que cada um desses representa categorias compostas por um grande número de espécies.
O cascudo pertence à família Loricariidae. Seu corpo delgado é revestido por placas ósseas ao invés de escamas. Também chamados de acaris, são peixes que vivem no fundo de rios rochosos de água doce e alimentam-se de algas e lodo presentes em pedras e troncos de árvores.
Confira abaixo a lista de peixes fáceis de criar em aquário:
Peixes comedores de algas
Como exemplos de animais que comem algas marinhas, podemos citar as tartarugas de mar verde, que se alimentam apenas de grama e algas, mayflies, que são insetos aquáticos que se alimentam de algas quando em estado larval, e o Twig Catfish, um peixe pequeno que se alimenta apenas de algas marrons e verdes.
Pescetarianismo, ou piscitarianismo, é um regime alimentar que inclui peixes e frutos do mar, mas exclui a carne de outros animais.
Essencialmente herbívoro. Se alimenta de algas macias, principalmente diatomáceas. Em aquário é recomendado variar sua alimentação com verduras descascadas como abobrinha, cenoura, batata e pepino, além de rações específicas para peixes de fundo.
Peixes que se alimentam no fundo da água como o bagre, passam o tempo no fundo do aquário com suas bocas viradas para o lado de baixo procurando por comida. Peixes que se alimentam numa profundidade média têm as bocas apontadas para frente e procuram por comida no meio do aquário.
"Você pode aspirar o fundo das pedrinhas - para não revolver e tirar os micro-organismos que ficam no substrato. Para isso você suga a água do fundo para sair as fezes dos peixes e depois você lava a água das laterais com a esponja e joga fora aquela água suja.
Alimentação: Onívoro com tendência a carnivorismo, se quiser incentivar a reprodução e manter seu cascudo saudável, complemente sua dieta oferecendo – além das rações específicas para peixes de fundo – alimentos de origem vegetal, como por exemplo: abóbora, pepino, abobrinha, alface, couve, vagem, ervilha, batata ( ...
Os peixe-cascudos são ótimas opções para o seu aquário, além de deixá-lo livre de algas. Os cascudos, ou plecostomus, são um tipo de bagre (ou peixe-gato, como é conhecido em outros lugares) muito comum em aquários.
Modo de Preparo - Pirão
Vale pensar nisso antes da compra!