Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V Se por algum motivo você utilizar aparelhos 110V em algum lugar no qual a instalação elétrica é para 220V, a única forma de se fazer esta ligação é por meio de um transformador.
Para montarmos uma tomada 110V, ligamos um fio com fase e o neutro, assim teremos uma fase de 110V, que será a voltagem total; Para uma tomada 220V, ligamos as duas fases de 110V e deixamos o neutro solto.
Esse valor de 127V é tido como o valor eficaz de tensão – por isso a mudança no padrão da tensão nominal, aposentando a tensão em 110V. ... Logo, todos os equipamentos fabricados no Brasil, após serem testados e aprovados pelo Inmetro, devem suportar essa variação de tensão.
Nos bornes das extremidades deve ser ligado o FIO NEUTRO e o FIO FASE (um em cada borne). No borne do meio é onde deve ser conectado o FIO TERRA, também chamado fio de proteção. Para instalação da lâmpada repete-se o passo anterior: o FIO DE RETORNO conecta a lâmpada ao interruptor.
Para que ocorra o retorno de energia, é necessário conectar outro fio ao borne do interruptor e conduzi-lo até o soquete da lâmpada. Garanta sua segurança fazendo também uma emenda no fio NEUTRO que está representado pelo fio azul, na imagem acima; essa emenda deve ser ligada ao soquete.
Se observarmos melhor a tomada, ela tem as identificações nos terminais, essas identificações mostram onde deve-se instalar o cabo fase, neutro e terra....A norma brasileira ABNT 14136 fala melhor sobre este posicionamento: