Assim, o professor quase ideal precisa ter uma série de qualidades como as que foram listadas com propriedade pela revista “Educação”, depois de ouvir diversos educadores: compromisso com o ensinar; saber contar histórias; promover situações significativas de aprendizagem; mediar problemas e conflitos; servir de ...
Portanto, o papel do professor diante das novas tecnologias é buscar qualificação, entender das inovações e utilizar os recursos disponíveis ao seu favor, consciente do seu compromisso com o educando e com a sociedade.
- Conhecer os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem. - Trabalhar a partir das representações dos alunos. - Trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem. - Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas.
O aluno ideal é aquele que assiste a todas as aulas, participa ativamente das discussões, sempre tem algo de relevante para dizer sobre qualquer assunto, nunca se atrasa, está sempre de bom humor e leva os estudos a sério.
Saber interpretar, como se comportar, proceder, lidar, quando e como fazer algo, são algumas das consideradas características de competências que um professor deve ter. O diferencial nas competências de um profissional docente está na aprendizagem (individual, grupal e referente ao ambiente em que atua).
Para atuar na Educação Infantil é desejável obter curso de nível superior na modalidade Licenciatura, "de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil, a formação em nível médio, na modalidade normal.
O profissional em Educação Física pode se tornar especialista em uma ou mais modalidades esportivas, como ioga, corrida, dança e lutas em geral.
Em média, os salários ficam na casa dos R$ 2.
Segundo o Sistema Nacional de Empregos (SINE), um profissional da área ganha de R$ 1.