A causa exata do terror noturno ainda não é conhecida, mas acredita-se que esteja ligada a um estímulo exagerado no sistema nervoso central durante o sono, que aconteceria porque as suas células ainda não estão maduras. Os seguintes fatores também podem estar relacionados ao problema: NÃO PARE AGORA...
Sintomas de terror noturno
O que é o terror noturno? É uma atividade anormal do sono. Ele faz parte de uma categoria de manifestações noturnas conhecida por parassonia, onde também se enquadram falar e andar dormindo. O terror noturno é bastante frequente em crianças, principalmente entre os 2 e os 5 anos de idade.
A palavra sonambulismo define bem o principal sintoma do transtorno: andar (ambular) dormindo, quase sempre de olhos abertos, mas vazios, sem expressão.
Estratégias como ir dormir sempre no mesmo horário, não ficar mais de 9 horas na cama e evitar alimentos estimulantes como café, coca-cola e chá preto depois das 18h também ajudam a melhorar a qualidade do sono, evitando episódios de sonambulismo.
Sonâmbulo pode morrer se for acordado Não há perigo à saúde em acordar o sonâmbulo,mas ele pode ficar um pouco desorientado e confuso, o que não vai causar um ataque cardíaco, por exemplo. O ideal é levar a pessoa de volta a cama sem acordá-la.
3 — A maioria das pessoas sonâmbulas são crianças e adolescentes. Bizarro, né? Isso se deve ao fato de que adultos têm menos tempo no estágio três do sono do que crianças e adolescentes, e ainda não se sabe ao certo por que isso acontece. Não quer dizer, óbvio, que adultos não podem ser sonâmbulos.
A paralisia do sono é um transtorno que ocorre logo após acordar ou no momento em que se está tentando adormecer e que impede o corpo de mexer, mesmo quando a mente está acordada. Assim, a pessoa acorda mas não consegue se movimentar, causando angústia, medo e terror.
– Acordar entre as 3h e as 5h da manhã pode significar que um poder superior está se comunicando com você, com a intenção de lhe conduzir a um propósito maior. Além disso, esse momento da manhã está relacionado aos pulmões e à tristeza.
Não existe nenhum tratamento específico para o sonambulismo infantil, pois, em geral, os episódios de sonambulismo são leves e desaparecem na adolescência. Porém, se o sonambulismo for muito frequente e persistente, deve-se levar a criança ao pediatra ou ao médico especialista em distúrbios do sono.
Apesar de ser muito incômodo, não há um tratamento eficaz para o terror noturno em si. O distúrbio tende a desaparecer à medida que a criança cresce. Caso os episódios sejam muito comuns ou muito intensos, medicamentos podem ajudá-la a dormir. Esses devem ser prescritos por um médico.
Diz à lenda que algo maléfico sempre acontece quando o relógio indica 3AM da madrugada, pois essa é a hora que coisas sobrenaturais acontecem, é a hora que os demônios saem a vagar sobre a terra, é chamado de Hora Morta.
Muitas vezes você pode ter tido um motivo para acordar naquele momento, talvez em resposta à apneia do sono ou a um bebê chorando, por exemplo. Ou seja, o seu corpo pode ter ficado condicionado a isso. No entanto, os despertares noturnos podem ser um problema se você tem dificuldade para voltar a dormir.
A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é outra possibilidade. ... Outros patologias, incluindo distúrbios da dor, podem acordar alguém no mesmo horário todas as noites devido à natureza previsível dos ciclos do sono.
De acordo com alguns estudos, se você acordar às 5 ou um pouco mais cedo, é possível que seu corpo esteja indicando que você está dormindo em um local muito fechado, contaminado ou mal ventilado ou que seus pulmões não estão funcionando em perfeitas condições.
“O ritmo circadiano diz ao nosso cérebro quando produzir melatonina, o hormônio do sono”, afirma Lisa Medalie, especialista de um núcleo de estudos sobre o sono da Universidade de Chicago.
Principais benefícios de acordar cedo: Maior produtividade e menor risco de procrastinar; Mais disposição física e mental; Estar à frente no planejamento do dia; Aproveitar a paz e o silêncio enquanto os outros dormem.
Mas é isso mesmo. Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h.
Aproveitar melhor o dia: ao seguir o hábito de acordar cedo, o seu relógio biológico se acostuma com a ideia e acaba seguindo o horário no fim de semana também. Com isso, você ganha mais horas para aproveitar o seu tempo livre.
Assim, é possível acordar com disposição e energia para realizar as atividades do dia a dia. De forma geral, os adultos precisam de 4 a 6 ciclos de sono de 90 minutos para recuperar a energia, o que corresponde a dormir entre 6 a 9 horas por noite.
Os membros do Clube das 5 da manhã precisam dormir no mínimo 7 horas por noite como qualquer adulto — há quem diga para se contentar com menos do que isso, mas não é recomendável. Então, se você está disposto a adotar essa rotina, vai precisar se programar para estar na cama entre 22h30 e 23h.
De acordo com um recente estudo publicado na revista científica Journal of American College of Cardiology, dormir seis horas ou menos por noite aumenta o risco de aterosclerose – inflamação que promove um acúmulo de placas nas artérias, levando a uma maior oxidação de lipoproteínas nas paredes arteriais.
Quais são os remédios para dormir mais indicados pelos médicos?