O nitro literalmente dá um gás ao motor: ele aumenta a quantidade de oxigênio que entra nos cilindros. É como se, por alguns segundos, ele expandisse o volume de um motor de 1,0 litro para 1,4 litro, por exemplo.
Em relação aos combustíveis fósseis, aviões e veículos leves ou pesados são as principais fontes de emissão de óxido nitroso, mesmo sendo pouco relevantes em comparação com a emissão de CO2 que proporcionam. Já nas indústrias, as emissões de óxido nitroso ocorrem durante a produção de ácido nítrico e de ácido adípico.
O óxido nitroso é geralmente preparado por aquecimento cuidadoso de nitrato de amônio, que se decompõe em óxido nitroso e vapor de água.
Compreendem agentes voláteis e gases. Os primeiros são líquidos transformados em gases por aparelhagem apropriada (vaporizadores) e incluem halotano, enflurano, isoflurano, sevoflurano e desflurano. São agentes hipnóticos, analgésicos insuficientes e depressores respiratórios e cardiovasculares.
Alguns destes efeitos adversos podem ser fadiga, irritabilidade, cefaleias, alterações hepáticas, renais, hematopoiéticas e ainda alterações neurocomportamentais (5) (6). A exposição ocupacional a gases anestésicos nos profissionais dos blocos operatórios pode estar associada a dano genotóxico (7).
Fármaco ou agente capaz de produzir insensibilidade total ou parcial aos estímulos externos ou internos.