Economia e Finanças A CEF foi fundada com o objetivo de promover entre a população, o hábito de poupar, principalmente entre as pessoas de baixa renda. Os escravos, por exemplo, poupavam para comprar suas cartas de alforria.
História. No dia 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto nº 2.
12 de janeiro de 1861, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Entidade: Caixa Econômica Federal - CEF Finalidade: Principal agente das políticas públicas do governo federal, que tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano, ao priorizar setores como saneamento básico e infra- estrutura, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população, em especial a da de baixa ...
Missão da CAIXA Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.
Segundo a Caixa, no interior das agências poderão ser realizados somente os seguintes serviços: saque INSS sem cartão; saque de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha; saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha; desbloqueio de cartão e ...
Além de ser um banco, a Caixa é responsável pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego e por programas sociais do governo, como o Bolsa Família, FIES e Programa Minha Casa Minha Vida.
Quem é a CEF? ... Logo, caixa não é banco. Não é banco porque ela é uma Instituição Financeira Pública com objetivo de auxiliar as políticas de crédito do Governo Federal. Por função disso, ela está muito envolvida com função social da Caixa.
i) Atividades de Financiamento representam as atividades que se utilizam do caixa da empresa para o pagamento de dividendos aos acionistas, amortização de empréstimos e resgate de ações, entre outros.
As Atividades de Investimento são os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo, em Investimentos, no Imobilizado ou no Intangível, bem como as entradas por venda dos ativos registrados nos referidos subgrupos de contas.
Atividades de investimento são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa. Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.
Atividades de financiamento: Podem ser empréstimos ou financiamentos, aumentos de capital, emissões de ações, entre outros. Além das entradas, existem as saídas com o pagamento dessas dívidas, os dividendos e a distribuição de lucros.
Atividades de financiamentos: incluem a captação de recursos dos acionistas ou cotistas e seu retorno em forma de lucros ou dividendos, a captação de empréstimos ou outros recursos, sua amortização e remuneração.
As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.