Uma corrente elétrica cria ao seu redor um campo magnético e isto também ocorre com a corrente induzida. Desta forma, Lenz observou que quando o fluxo magnético aumenta, uma corrente induzida surge no condutor em um sentido tal que o campo magnético criado por ela tenta impedir o aumento deste fluxo.
A lei de Faraday-Neumann-Lenz, ou lei da indução de Faraday, ou simplesmente, lei da indução eletromagnética, é uma das equações básicas do eletromagnetismo. Ela prevê como um campo magnético interage com um circuito elétrico para produzir uma força eletromotriz — um fenômeno chamado de indução eletromagnética.
Para medir o fluxo magnético de um determinado campo, utilizamos uma ferramenta denominada gaussímetro. Ela consegue medir e avaliar a densidade de um fluxo e é um equipamento de alta tecnologia e desempenho. Porém, com as informações certas, também é possível fazer o cálculo manualmente.
A hipótese mais aceita diz que o campo magnético da Terra se origina das intensas correntes elétricas que circulam em seu interior. É sabido que o Sol é a estrela do nosso sistema solar. Sabemos também que ele emite milhões de partículas por segundo para todas as direções do espaço.