A pesquisa deve ser feita sempre de forma anônima e as perguntas devem abordar temas concretos como ambiente físico, política de benefícios, comunicação interna, ações de qualidade de vida.
Como dito anteriormente, a estratégia mais comum para avaliar o clima organizacional é a pesquisa de satisfação. Os funcionários respondem a um questionário com perguntas relevantes sobre o ambiente de trabalho, fornecendo informações valiosas para os gestores traçarem um plano de ação.
até 100 colaboradores: de R$ 6.
Saber o que os colaboradores pensam do ambiente de trabalho é um dos principais indicadores do clima organizacional, porque tem a ver com a percepção de um espaço em que se passam muitas horas por dia. O ambiente de trabalho diz respeito ao espaço físico e às condições gerais para que a equipe execute suas tarefas.
Conheça abaixo quais são os 3 tipos de clima organizacional: Clima organizacional bom; Clima organizacional médio; Clima organizacional ruim.
A pesquisa de clima organizacional torna-se, então, indispensável como processo para avaliação da satisfação e bem estar dos funcionários quando a empresa tem por objetivo conquistar o prêmio nacional de qualidade total no gerenciamento da empresa, de seus produtos e serviços.
Os objetivos da pesquisa de clima organizacional devem ser definidos pelos gestores da área de recursos humanos e pela direção da empresa. A ideia nessa etapa é delimitar o que se deseja saber com a pesquisa e de que forma os resultados serão aplicados.