No Brasil, a terceirização foi introduzida em um período de recessão, em que as empresas começavam a refletir sobre suas atividades, focando em novas formas de minimizar as perdas. Assim, a recessão possibilitou a criação da mão de obra terceirizada, com o objetivo de reduzir custos à empresa.
Frise-se, portanto, que a partir da reforma trabalhista, a terceirização pode recair sobre a atividade principal (atividade-fim) e a atividade secundária (atividade-meio) da empresa contratante. ... Nesse ponto é que se distingue a terceirização lícita e a ilícita.
Contudo, no ano de 2017 o legislador alterou substancialmente a disciplina da terceirização em nosso ordenamento. Foram editadas as leis e logo em sequência a Lei com alterações que se contrapõem às disposições constantes da súmula 331 do TST.
Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.
5 benefícios da terceirização de serviços nas empresas
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS - o tomador compra, de fornecedores especializados, resultados, que se caracterizam em volumes de serviços determinados e específicos para atender a uma atividade. TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA: não existe a compra de atividade, mas sim a aquisição ou aluguel de horas de trabalho.
Resposta. Resumindo: a terceirização pode trazer ganhos de produtividade, custos menores e foco na especialização. Porém, há impactos para todos os envolvidos: funcionários, empresas e economia. ... As empresas vão acumular menos inteligência, menos porte e menos controle.
Vantagens da terceirização de RH
Pontos Positivos: Menor custo, maior poder de negociação, economia de escala, focalização dos negócios da empresa, maior agilidade nas decisões. Pontos Negativos: Risco de desemprego, aumento da dependência de terceiros, demissões na fase inicial, custo de demissões, falta de cuidado na escolha de fornecedores.
Um dos pontos negativos da terceirização é que a mesma, poderá acarretar mais demissões, haja vista que estando as empresas livres para terceirizar qualquer uma atividade, elas estarão economizando recursos.
A modalidade está disseminada por todos os setores da economia. Como resultado, pode-se terceirizar a segurança de um patrimônio, o controle do relógio ponto dos funcionários, a cobrança de clientes inadimplentes, a contabilidade de um negócio, entre outras atividades.
Outro efeito deletério da terceirização é a redução do tempo de permanência no emprego e aumento da rotatividade da mão-de-obra terceirizada. Segundo o dossiê DIEESE/CUT, “a permanência no trabalho é de 5,8 anos para os trabalhadores diretos, em média, para os terceiros é de 2,6 anos.
A terceirização foi introduzida como uma nova estratégia de gestão, uma vantagem competitiva para as empresas, ao propiciar a redução dos custos; mas não pode servir de precarização dos direitos fundamentais do trabalhador, praticando salários mais baixos e carga de trabalho mais alta.
É sabido que a terceirização pode reduzir os custos da empresa, e essa é uma de suas principais vantagens. ... Terceirizar a limpeza da sua empresa garante mais qualidade, eficiência e dedicação ao negócio, além de menores riscos de processos trabalhistas e, principalmente, uma otimização de custos.
Uma empresa, ou até mesmo pessoa física, que contrate serviços de limpeza, demonstrará maior cuidado com o patrimônio e bem-estar de todos, pelo cuidado na escolha dos prestadores de serviço. Portanto, algo superpositivo! Esses são os motivos para você não desconsiderar uma empresa de limpeza terceirizada.
Os valores de um serviço de limpeza terceirizada podem variar entre R$3.
Como abrir uma empresa de prestação de serviços