Teatro de fantoches, teatro de bonecos ou teatro de marionetes é o termo que designa, no teatro, à apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.
O Teatro de Bonecos nasceu há muito tempo atrás, no Oriente, principalmente na China, na Índia, em Java e na Indonésia. Lá ele conquistou um status espiritual e era tratado com muita reverência. Os orientais consideravam estes bonecos como verdadeiros deuses, dotados de recursos mediúnicos e fantásticos.
A origem do Teatro de Bonecos é uma das mais remotas maneiras de diversão entre a humanidade. Registros dessa forma de expressão artística datam de 422 ac . Alguns historiadores defendem que seu uso antecipou os atores no teatro.
Como espetáculo, o teatro de animação teve sua origem juntamente ao teatro grego. Ele surgiu na GRÉCIA ANTIGA (1.
De seguida, ordenou que no jardim fosse montada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse passar a luz, para exibir ao imperador e à sua corte uma apresentação. Acompanhada de flauta a “sombra de uma bailarina” movimentou-se com leveza e graciosidade. E, assim surgiu o “Teatro de Sombras”.
Resposta: Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco[2]. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga[3] - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.
A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela surgiu de mão molenga, mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao boneco. Suas apresentações eram em praça pública, em geral durante os festejos religiosos. A arte do mamulengo é praticada desde a época colonial.
Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.
O boneco de fantoche, boneco de luva ou boneco mamulengo como é conhecido no nordeste é feito com cabeça de madeira, de massa ou papelão, vestindo, coberto por um pano, no qual os movimentos são produzidos pela mão. Em seu manejo geralmente o dedo indicador é colocado na cabeça e o polegar e o médio nos braços.
Verificado por especialistas A produção é feita por intermédio do uso de madeira e papel machê. O corpo apresenta um tecido, ao passo que a cabeça deve passar por um processo em que é esculpido. Para que o manipulador possa movimentá-lo, utiliza-se a técnica de luva cruzada.
As estórias contadas geralmente são improvisadas, com diálogos inventados na hora, de acordo com a situação e a reação do público, misturando diversos personagens como animais, cobras, bois, onças, pessoas, vaqueiros, latifundiários, bandidos, o padre e entidades sobrenaturais como, o Diabo, a Alma, a Morte ou ...
O teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo. Consiste na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco.
Para isso, é necessário seguir estes passos:
O teatro de sombras é uma arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra. As imagens produzidas pelos bonecos podem ter diversas cores e outros tipos de detalhes. Muitos efeitos podem ser alcançados através da movimentação tanto dos bonecos quanto da fonte de luz.
O teatro de sombras é manifestação artística muito popular em diversas regiões do continente asiático. Para historiadores como Meher Contractor (1982), tudo iniciou na Índia, já para Max von Boehn (1972), o berço dessa tradição é a China.
TEATRO LAMBE-LAMBE, TEATRO DE RUA As criadoras da linguagem, Ismine Lima e Denise dos Santos, consideram o Teatro Lambe-Lambe uma verdadeira manifestação teatral, cujo espaço legítimo é a rua.
Os tipos mais importantes são assim classificados em:
O teatro de sombras (pinyin: pi ying xi) é uma arte muito antiga de contar histórias e de entretenimento que usa bonecos de sombra. As imagens produzidas pelos bonecos podem ter diversas cores e outros tipos de detalhes.