Dentina primária: se forma até que ocorra o fechamento do ápice radicular. ... Dentina do manto: é formada pelos odontoblastos em diferenciação, por isso sua mineralização tem início a partir das vesículas da matriz, as quais não vão mais estar presentes na formação da dentina circumpulpar.
A dentina encontra-se fortemente protegida em sua porção coronal pelo esmalte; esta junção é denominada junção amelo-dentinária, e em sua porção radicular pelo cemento na junção cemento-dentinária. ...
A formação do esmalte faz parte do processo global do desenvolvimento dentário. ... A formação do esmalte é vista na primeira fase da coroa. Amelogênese, ou formação do esmalte, ocorre após a formação da dentina, através de células conhecidas como ameloblastos.
A dentina tem canais microscópicos, chamados de túbulos que conduzem ao nervo. Quando os túbulos da dentina ficam expostos, devido a recessão gengival ou à perda do esmalte, os nervos são estimulados com mais facilidade por determinados estímulos, causando a sensibilidade dental.
A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. Geralmente é desencadeada causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente.
Notícias relacionadas