EQST

Como Feito O Exame De Punço Lombar?

Como feito o exame de punço lombar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como é feito o exame de punção lombar?

A punção lombar é feita nas costas, na região lombar, com o paciente usualmente deitado em decúbito lateral utilizando agulha espinhal fina e descartável (Figura 1). Antes da perfuração, normalmente é realizada a administração de anestésico local (lidocaína).

Para que serve o exame de punção lombar?

Punção lombar é utilizada para fazer o seguinte: Avaliar a pressão intracraniana e a composição do líquor (ver tabela Alterações no líquor em várias doenças. leia mais ) Reduzir terapeuticamente a hipertensão intracraniana (hipertensão intracraniana idiopática.

Como é retirado o líquor?

A punção lombar – exame de líquor, é um procedimento muito comum, realizado em hospitais e clínicas, com o objetivo de se extrair o líquido cefalorraqueano (líquor) para se fazer diagnóstico de doenças que afetam o sistema nervoso.

Quanto tempo sai o resultado do líquor?

O tempo mediano de positividade para os contaminantes foi de 59 horas (média, 60,1 horas). Com 36 horas, 81,1% das culturas de patógenos verdadeiros foram positivas, e 88,7% foram positivas com 48 horas.

Qual é a importância do líquido cefalorraquidiano?

Ele constitui um eficiente amortecedor de choques para proteger o encéfalo e a medula espinhal de impactos. Em sua função circulatória, o líquido distribui substâncias nutritivas filtradas do sangue e remove as impurezas e substâncias tóxicas produzidas pela célula do encéfalo e da medula espinal.