Amarre a muda a uma estaca de um metro de altura enterrada junto ao caule. >>> ESPAÇAMENTO Recomenda-se distância mínima de sete metros entre as covas, cujas medidas devem ser de 40 x 40 x 40 centímetros. No plantio de cajueiro comum, o espaçamento indicado é de dez metros.
Após abertura e adubação das covas, o plantio foi realizado em agosto de 2002 em um espaçamento 6 x 8 m, sendo plantados cerca de 200 pés em 1 hectare.
A colheita é realizada de agosto a janeiro. O cajueiro é uma árvore originária do Brasil, nativo da região litorânea.
As flores do cajueiro e a produção de frutos Só há uma coisa para a qual o cajueiro não serve: ficar no vento. Assim que a brisa fica mais forte, ele ameaça abortar flores, folhas e frutos. Se você mora em uma cidade quente e sem pé-de-vento, pode se beneficiar sem medo da sombra de um belo cajueiro.
O cajueiro anão precoce inicia o florescimento no 1º ou 2º ano e o cajueiro comum no 2º ou 3º ano.
A copa do cajueiro-comum pode atingir até 20 m de altura, sendo, por isso, também chamado de gigante. No entanto, é mais comum os cajueiros entre 8 m e 15 m de altura, com diâmetro da copa (envergadura) proporcional ou superior à altura.
50 anos
O cajueiro apresenta raízes laterais distribuídas horizontalmente em toda a sua periferia e uma raiz pivotante bifurcada logo abaixo da superfície. Raízes verticais são emitidas ao longo das raízes laterais, principalmente na profundidade entre 15 cm e 50 cm de profundidade.
O cajueiro (nome científico Anacardium occidentale) é uma planta da família Anacardiaceae originária da região nordeste do Brasil, com arquitetura de copa tortuosa e de diferentes portes.
Com a folha do cajueiro pode-se fazer chás usados de 2 formas: administração interna e externa. A sabedoria popular indica que essa bebida seja tomada (administração interna) para diminuir a pressão e os níveis de açúcar no sangue e tratar complicações intestinais (diarreia e enjoos).
Para preparar o chá, use duas colheres de sopa das folhas e cascas do cajueiro para um litro de água. Em um recipiente, coloque a água, as cascas, folhas e leve ao fogo por 10 minutos. Após este período, desligue e tampe a mistura pelo mesmo tempo de cozimento, coando e consumindo em seguida.
Como se faz o chá da casca de cajueiro? Bem, você põe para ferver 1 litro de água com duas colheres de sopa de casca picada. Deixe ferver por 10 minutos. Abafe por outros 10 minutos.
Para os diabéticos, é importante saber que o caju possui baixa quantidade de açúcares, não aumentando a quantidade de açúcar no sangue rapidamente e também ajuda no combate de diabetes tipo 2.
O índice glicêmico (IG) corresponde à capacidade que um alimento com carboidrato tem de aumentar a glicemia, ou seja, de aumentar a quantidade de açúcar no sangue....Tabela de índice glicêmico.