O primeiro documento (1° versão) estabeleceu os seguintes conteúdos: Brincadeiras e jogos, esportes, exercícios físicos, ginástica, lutas, práticas corporais alternativas, práticas corporais de aventura e práticas corporais rítmicas.
Os conteúdos dos PCNs do Ensino Fundamental são divididos em três blocos, para melhor contextualização e aplicação no âmbito escolar: esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas e conhecimentos sobre o corpo. Tendo em vista que os PCNs (BRASIL, 1998, p.
O primeiro bloco, “jogos, ginásticas, esportes e lutas”, compreende atividades como ginástica artística, ginástica rítmica, voleibol, basquetebol, salto em altura, natação, capoeira e judô. O segundo bloco abrange atividades relacionadas à expressão corporal, como a dança, por exemplo.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos: Jogos, Ginásticas, Esportes e Lutas, Atividades rítmicas e expressivas e Conhecimentos sobre o corpo.
Os conteúdos apresentados nos PCNs (BRASIL, 2001) estão organizados em três blocos: 1-) Esportes, Jogos, Lutas e Ginástica; 2-) Atividades Rítmicas e Expressivas; 3-) Conhecimento sobre o corpo. Esses três blocos articulam-se entre si, tem vários conteúdos em comum, mas possuem certas especificidades.
Os conteúdos da disciplina contemplam as produções de nossa cultura corporal: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta (conheça as expectativas de aprendizagem). ... "Os documentos curriculares trouxeram para a Educação Física o universo do conhecimento cultural.
A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s, 1998), os conteúdos da Educação Física abrangem alguns pontos como o conhecimento sobre o corpo, esportes, jogos, lutas, ginásticas e atividades rítmicas expressivas e que são de extrema importância para o desenvolvimento geral dos alunos.
A Educação Física tem como objetivo geral despertar nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenho de si próprio e de outros indivíduos, ...
Olá! O Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (MEC) indicam que três blocos temáticos propostos para o ensino da Educação Física, são eles: Conhecimentos sobre o corpo; Esportes, jogos, lutas e ginásticas; e Atividades rítmicas e expressivas.
No caso da disciplina de Educação Física os conhecimentos relevantes e considerados valiosos pelo grupo social a qual os estudantes estão inseridos. A preocupação do professor deve estar voltada nos saberes necessários para que os educandos compreendam a sua realidade de tal forma irão agir adequadamente na mesma.
Resposta. Resposta:Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Atividades rítmicas e expressivas. ... Jogos que permitam que a criança vivencie uma série de movimentos dentro de certas delimitações.
O segundo tema é sobre o que os alunos mais gostam de vivenciar nas aulas de educação física, e a preferência deles é em torno do voleibol, futebol e tênis de mesa. ... Dessa forma, podemos dizer que falta expandir o conhecimento dos alunos sobre as aulas de educação fisica, vivenciar outras atividades que saiam da rotina.
Resposta. Explicação: porque na Educação Fisica voçê além de ajudar o corpo voçê pode se divertir com isso voçê pode dançar, jogar bola, pular corda etc e isso ajuda tbm piscologicamente voçê, a interagir mais, Perder a vegonha ,ajuda na sua alto estima ,no comportamento e etc.
A Educação Física é vista como veículo para o melhoramento da Qualidade de Vida ocasionando o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais e ambientais, proporcionando um estado de bem-estar ás pessoas que praticam atividades físicas.
Porque o circo também estuda o corpo humano. ... Educação física e circo ensinam o mesmo. Porque os movimentos envolvidos nas atividades circenses fazem parte de Educação Física.
Entende-se a Educação Física Escolar como uma disci- plina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usu- fruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginás- ticas em benefício do exercício crítico da ...
O profissional da área de Educação Física tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas. Seu trabalho consiste em acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos e seu público é bastante variado.
Além disso, a educação física na escola também tem impactos positivos para o desenvolvimento psicossocial: através dela, os alunos desenvolvem a confiança, aprendem a trabalhar em grupo e criam habilidades interpessoais – valores que são essenciais em suas vidas, dentro e fora da escola.
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral. O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos.
Aula ideal de Educação Física
De acordo com estudos do professor Ghiraldelli (2004), a Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular, que foram marcantes ao longo da sua formação e na busca da caracterização dos pressupostos teóricos que lhe servem de fundamento, mantém-se ...
Projeto de lei que estabelece carga horária mínima de duas horas de aulas de educação física por semana nos ensinos fundamental e médio nas escolas públicas e particulares de todo o país está pronto para inclusão na pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
“O problema pode e deve ser revertido pela legalidade, através desse projeto de lei será possível estabelecer carga horária mínima de Educação Física do ensino fundamental e médio, determinando a obrigatoriedade de duas aulas semanais da disciplina nas escolas públicas e particulares em todo país”.
A carga horária é de 8 horas por dia, 44 horas semanais e 220 horas mensais.
Resposta. São exatamente 45 minutos de aula de Educação física.
Segundo a lei 9.