Matrizes de Referência do Saeb Cada matriz é composta por descritores, os quais determinam os conteúdos associados às competências e às habilidades de cada série e componente curricular.
Os descritores são elementos que descrevem as habilidades trabalhadas nas avaliações externas, a partir dos quais são elaboradas as questões dessas mesmas avaliações.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Em Matemática (com foco na resolução de problemas) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas em temas que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina. D1 - Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade.
Para trabalhar com os alunos é bom levar textos sobre temas atuais, com espaço para várias possibilidades de leitura, permitem desenvolver a interpretação tanto por meio do explícito como do implícito. Trabalhar com situações do cotidiano.
Sugestões de como trabalhar com os descritores
Nela os estudantes respondem a questões de Língua Portuguesa, com foco na leitura, e de Matemática, com foco na resolução de problemas. As questões da prova são elaboradas com base numa matriz de referência, que é um documento norteador das habilidades a serem mensuradas, as quais são denominadas de Descritores.
O DeCS é um vocabulário controlado que tem por finalidade permitir o uso de terminologia comum para indexação e recuperação de artigos cien- tíficos nas bases de dados Medline e Lilacs. Os descritores, unitermos ou palavras-chave foram criados para classificar as informações e facili- tar as pesquisas bibliográficas.
Igualmente, descritores são expressões eleitas para uniformização de sinônimos de modo a facilitar a localização de dados (bibliografias, por exemplo) em bases específicas, tais como bibliotecas, sites de legislação, de jurisprudências, etc.
Digite a palavra dentro da caixa de busca e clique no botão Índice. O resultado será uma lista dos descritores que contêm a palavra Anastomose. Se preferir use a régua alfabética clicando na letra inicial do descritor que deseja consultar.
O MeSH e o DeCS são ferramentas relevantes para pesquisa nas áreas de atuação da ESEFID. É um vocabulário hierárquico que auxilia os usuários na localização de descritores adequados para pesquisar no PubMed.
MeSH é o vocabulário controlado para indexação de artigos para o MEDLINE. Os termos MeSH são definidos como palavras-chave para cada registro que é “Indexado para o MEDLINE”. Nota: os artigos no PubMed que não estão na base de dados MEDLINE, não possuem termos MeSH definidos em seus registros.
Outra forma de trabalho via BVS é clicar no texto “pesquisa via descritores DeCS/ MeSH”, logo abaixo do campo de pesquisa existente no site da BVS. Isso abrirá uma tela, a qual permitirá a inclusão de descritores na pesquisa que estamos realizando.
Unitermos, palavras-chave ou descritores são palavras selecionadas diretamente dos artigos publicados. Correspondem ao cabeçalho de assunto dos índices bibliográ- ficos; todos os documentos referentes àquele assunto levarão o mesmo cabeçalho e isto facili~áa recuperação da informação13.
Clique em “Search PubMed” para pesquisar no PubMed. Digite sua estratégia de busca. Para visualizar o artigo clique sobre o título. Setting” e selecione a opção “Medline”, você terá acesso aos descritores e ao DOI do artigo.
O método integrado de pesquisa (iAHx) Na área de pesquisa disponível na página principal da BVS digitamos palavras termos ou descritores de assunto e podemos escolher o índice a ser usado (todos ou título, autor, assunto etc.) ou a fonte de informação (todas ou uma fonte específica).
Iniciar a busca Acesse o Portal da BVS http://bvsalud.org e digite uma ou mais palavras ou frases na caixa de busca e clique no botão PESQUISAR. Buscar derivações de uma palavra a partir de um radical (truncamento) Brasil$ = brasil , brasileiro, brasileira etc.
Pesquisa por palavras
Bases de dados da coleção BVS:
A coleção institucional do Ministério da Saúde pode ser acessada, na íntegra, na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: . O conteúdo desta e de outras obras da Editora do Ministério da Saúde pode ser acessado na página: . Brasil. Ministério da Saúde.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE, 1., 1986, Ottawa. Carta de Otawa. In: BRASIL. Ministério da Saúde.
123, 2010. SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Saúde.