Assim, percebe-se que na venda é necessário efetuar dois lançamentos: um para registrar o valor da receita bruta de vendas e outro para registrar a baixa de estoques, pelo valor do custo das mercadorias vendidas (RIBEIRO, 2013).
A compra de mercadorias, mesmo que seja à prazo, deve ser registrada contabilmente, em conta de estoques. O valor dos impostos e contribuições recuperáveis (como ICMS, PIS e COFINS) não se inclui no custo das mercadorias.
O IPI e o ICMS incidente sobre vendas deve ser deduzido da receita bruta na determinação da receita líquida de vendas. O IPI, quando destacado na nota fiscal e cobrado do cliente, é contabilizado diretamente em IPI a Pagar, no passivo circulante.
Os débitos decorrentes da venda de mercadorias devem ser contabilizados levando-se a débito da conta "PIS Não-Cumulativo" no grupo "Deduções da Receita Operacional Bruta" nas Contas de Resultados e a crédito da conta "PIS Não-Cumulativo" no grupo "Tributos e Contribuições a Recolher" no Passivo Circulante.
Os impostos incidentes sobre vendas de mercadorias variam de acordo com o produto em si e com o tipo de transação comercial. ... ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza); IE (imposto sobre exportação); Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
O que significa cada um desses impostos?
Em regra, as empresas prestadoras de serviços estão sujeitas ao recolhimento dos seguintes tributos: (i) PIS, (ii) COFINS, (iii) IRPJ, (iv) CSLL, (v) contribuições previdenciárias, (vi) ICMS (sobre atividade de transporte intermunicipal e telecomunicações) e, obviamente, (vii) ISS.
O ISS é cobrado em cima das notas fiscais de serviços emitidas por quem realiza o serviço, o prestador – sejam pequenas, médias e grandes empresas ou mesmo profissionais autônomos. As alíquotas variam entre 2% e 5% sobre o valor do serviço, dependendo do tipo de serviço e da definição do município onde foi realizado.
Os tributos envolvidos são :
Para saber como funciona o cálculo do imposto da nota fiscal de serviço, é preciso, antes de mais nada, consultar a o percentual vigente em seu município. Com a alíquota em mãos, você precisará aplicá-la na base de cálculo do imposto, que é o valor bruto cobrado pelo serviço em si.
Veja como fica o cálculo se o fizer passo a passo:
Tome como exemplo uma empresa que prestou um serviço no valor de R$ 5.