Para aqueles que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 pela primeira vez, o processo de inscrição é totalmente novo. E, apesar de simples, ele envolve muitas etapas. Este ano, as inscrições serão recebidas de 11 a 27 de maio.
O participante que apresentar a via original do documento oficial de identificação danificado, ilegível, com fisionomia diferente que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura poderá prestar as provas, desde que se submeta à identificação especial.
O participante que solicitar atendimento para surdez ou deficiência auditiva e recurso de videoprova em Libras terá o tempo adicional de até 120 minutos em cada dia de provas.
Pronto! Sua inscrição foi concluída. Agora, o sistema vai te apresentar o Beto, outro robô que auxilia no pagamento da taxa. Para aqueles que conseguiram a isenção, aparecerá a mensagem que sua inscrição foi confirmada. Para quem precisa pagar, basta fazer o download do boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU).
Vale lembrar que este ano haverá a opção de escolher entre as provas tradicionais do Enem e o Enem Digital, que será aplicado pela primeira vez, como teste. As inscrições para ambas as modalidades serão recebidas durante o mesmo período e pela Página do Participante. Caberá ao candidato escolher em qual delas deseja concorrer no momento em que a tela solicitar. De acordo com o edital, o Inep vai aplicar o Enem Digital para 101.100 mil participantes.
O participante em situação de classe hospitalar deverá anexar a declaração do hospital em que estiver internado para tratamento de saúde, informando a disponibilidade de instalações adequadas para a aplicação do exame. A declaração deve conter:
O Inep disponibilizará a Declaração de Comparecimento no endereço enem.inep.gov.br/participante, mediante informação de CPF e senha. O participante interessado deverá apresentar, antes de ingressar na sala, a declaração impressa ao aplicador, em cada dia de provas, para confirmação de sua presença no exame, e posteriormente guardá-la no envelope porta-objetos. O Inep não disponibilizará a Declaração de Comparecimento e o Cartão de Confirmação de Inscrição após a aplicação de cada dia de provas.
São considerados problemas logísticos, para fins de reaplicação, fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Antes de efetuar a inscrição, saiba que a taxa do Enem 2020 é de R$ 85 para quem não tem direito a isenção. Esse valor é o mesmo do ano passado. Para os que podem solicitar isenção da taxa de inscrição, o prazo já foi aberto e vai até o dia 17 de abril.
O participante deverá, obrigatoriamente, inserir documento legível que comprove a doença para análise, o qual deve conter o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), a assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, bem como a data do atendimento, com formatação em PDF, PNG ou JPG e tamanho máximo de 2 MB.
A confirmação da inscrição se dá após o banco repassar as informações bancárias para o Inep. Esta etapa pode levar até uma semana.
O Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação de Inscrição pelo endereço enem.inep.gov.br/participante, em data a ser divulgada. O cartão informará o número de inscrição; a data, a hora e o local do exame; a indicação da solicitação de tratamento pelo nome social aprovada, caso tenha sido solicitada; a opção de língua estrangeira selecionada e as orientações relativas ao exame.
A participante lactante deverá anexar a certidão de nascimento do lactente (criança) com idade inferior ou igual a 1 ano ou atestado médico que comprove a gestação da participante.
O participante com transtorno funcional específico (dislexia, discalculia e deficit de atenção) poderá anexar documento (declaração ou parecer), com seu nome completo e descrição do transtorno, emitido e assinado por entidade ou profissional habilitado na área da saúde ou similar e com a identificação da entidade e do profissional declarante.
Os resultados individuais do Enem não serão divulgados por outros meios de publicação ou instrumentos e somente o participante poderá autorizar a utilização dos resultados que obteve no exame para fins de publicidade e premiação, entre outros.
Por sua vez, hoje, dia 11 de maio, as inscrições para o Enem 2020 foram liberadas e podem ser realizadas pela internet de forma rápida e simples. A seguir, confira como fazer a sua inscrição para o ENEM pela internet.
É importante ter bastante atenção nesta etapa referente à escolaridade, já que os dados não poderão ser alterados depois que a inscrição for finalizada. Aqui é preciso indicar se você já terminou o ensino médio, se está cursando e onde: escola pública ou particular, ensino médio regular ou supletivo ou Encceja.
2. Em seguida, é preciso resolver um desafio e informar qual das figuras corresponde à palavra perguntada. Esta etapa serve para verificar se quem está acessando a página é uma pessoa, e não um robô
Devido à pandemia do novo coronavírus, o Inep anunciou que neste ano irá garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que cumprirem os requisitos necessários (veja abaixo), mesmo que eles não tenham realizado o pedido formal da isenção pela internet. Para esses candidatos, portanto, basta fazer a inscrição —a taxa não será cobrada automaticamente.
O participante que não apresentar justificativa de ausência no Enem e/ou tiver a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o exame reprovada, não solicitar recurso e desejar se inscrever no Enem deverá realizar a inscrição nos prazos e critérios estabelecidos, bem como efetuar o pagamento da taxa de inscrição para ter sua inscrição confirmada.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país. Com a nota obtida no exame, é possível se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em universidades públicas, no Prouni (Programa Universidade para Todos), que dá bolsas em instituições particulares, e no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que oferece financiamento para cursos superiores privados.
Documentos para votar
O Projeto de Lei 278/11, em tamitação na Câmara, determina que toda criança tenha documento de identidade civil, com foto e impressão digital, a partir dos 6 anos.
Documentos Pessoais
Documentos pessoais
Resposta. Son sus documentos individuales e intransferibles, tales como la tarjeta de identidad, el CPF, el carnet de conducir, etc.
O RG, ou registro geral, é hoje o documento mais importante para o cidadão brasileiro.