Como funciona a ablaço por radiofrequncia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A ablação por radiofrequência é o procedimento mais eficiente para o tratamento definitivo das arritmias cardíacas. É realizada através dos cateteres por veias e artérias, sem a necessidade de abertura do tórax.
Quando é indicado a ablação?
A ablação está indicada em pacientes nos quais os remédios não estão mais funcionando, nos pacientes que estão tendo efeitos colaterais e mesmo nos pacientes que preferem não tomar remédios para tratar a arritmia. O seu médico cardiologista irá decidir qual o melhor momento para indicar a ablação.
Como é feito a cirurgia de ablação?
Durante o procedimento de ablação, um cateter é inserido em uma artéria da perna e guiado pela artéria até o coração. Assim que o cateter atinge o local alvo no coração, os eletrodos na extremidade do cateter emitem radioenergia. Esta energia irá aquecer e destruir o tecido cardíaco que está causando o ritmo anormal.
Qual o tempo de recuperação de uma ablação?
Os cateteres são tubos longos e finos, controlados de fora pelos médicos. Eles chegam até o coração e queimam, por radiofrequência, as células que estão provocando a arritmia. Todo o procedimento de Ablação dura, em média, cerca de 2-3 horas.
Qual o risco de uma ablação?
Um benefício importante de uma ablação por cateter bem-sucedida é que os sintomas causados pela fibrilação atrial, como falta de ar, fadiga ou fraqueza podem diminuir. Alguns dos riscos incluem derrame, tamponamento do pericárdio, estreitamento das veias pulmonares, e irritação.