Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção. Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.
Os principais Fundamentos são o Saque ou Serviço, a Recepção ou Passe, o Levantamento, o Ataque (Cortada), o Bloqueio e a Defesa... Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.
Os fundamentos são essenciais na decisão do resultado do jogo. Por exemplo, o passe: segundo (Frissei e Mantovani, 1999) a qualidade de bons passes dentro de uma equipe irá poupar seus atletas quanto ao desgaste físico. Passes sucessíveis e corretos envolvem o adversário, fazendo com que seu desgaste físico seja maior.
1)Fundamentos técnicos são o conjunto de movimentos que um atleta deve dominar para a boa prática do esporte. 2)Passe de ombro é o nome do passe básico e mais usado no jogo de Handebol.
* 1 ponto. São os movimentos permitidos pelas regras. Conjunto de movimentos que um atleta deve dominar para a boa prática do esporte.
17 expõe que a técnica é comporta as ações dos chutes, passes, mecanismos para manter a posse de bola e para recuperá-la. ... Na conceituação de Mahlo,11 a técnica é a execução dos elementos fundamentais do jogo, isto é, de todas as habilidades que o praticante necessita para se tornar um jogador de futebol.
Os fundamentos mais utilizados no futsal são: Recepção ou Domínio de Bola; Condução de Bola; Passe; Drible; Chute; Cabeceio; Finta.
É ao técnico principal que cabe a tarefa de delinear o esquema tático a utilizar, construindo um esquema teórico que corresponda ao desenho das posições a ocupar pelos jogadores no decurso do jogo. Obviamente, ele será também o responsável pelas adequações e modificações desse desenho tático durante o jogo.
Podemos definir fundamentos técnicos do futsal como gestos esportivos que são realizados com o menor gasto de energia e com a máxima precisão possível. Cabe-nos ressaltar que estes gestos podem ser treinados e aprimorados e são básicos para o bom desenvolvimento da partida de futsal.
Cabeceio- É um fundamento defensivo e ofensivo que pode ser realizado pelos jogadores com as seguintes finalidades: Defender a equipe, passar a bola e marcar um gol. ... Domínio- Manter a posse da bola em seu controle. Recepção- Recepção consiste basicamente no repasse da bola de um jogador para o outro do mesmo time.
As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu.
5 = Pivo (Center/C) Sua principal função é brigar pela posição onde possa receber (ataque) ou impedir (defesa) o passe. Lutar pelos rebotes é uma obrigação dos pivôs. Na grande maioria das vezes é o atleta mais alto da equipe. Sua área de atuação é o garrafão.
Quase sempre é o jogador que têm maior poder de finalização, também como característica a proteção da bola de costas. É importante para o pivô saber o tempo certo de passar a bola para os seus companheiros. Hoje, o pivô têm que se preocupar com a marcação, pois é dele a primeira linha defensiva.
Há dois tipos de pivô: de referência, que joga mais tempo de costas para o gol, sendo responsável por parar a bola no campo de ataque e fazer com que a equipe jogue mais em sua função, e o de movimentação, responsável, junto com o ala, por dar movimentação à equipe e por dividir a armação do jogo.
De forma simplificada, um pivô joga de costas para a meta rival, retém a bola à espera da apresentação de novos companheiros e atrai a marcação adversária para criar espaços, sempre se entregando em prol do coletivo.
Geralmente o fixo é o atleta encarregado de desarmar as jogadas dos adversários, são atletas de excelente marcação. Hoje em dia também são grandes criadores de jogadas. Deve ter grande senso de distribuição de jogo e excelente cobertura.
Se a bola for passada para o ala que está do seu lado, ele tem que abrir um pouco para a lateral da quadra para tentar receber a bola, já se o armador passar a bola para o pivô de cima, o pivô de baixo vai ter que cruzar o garrafão, e então tentar receber a bola do pivô de cima para arremessar ou fazer bandeja.
Uma boa forma é fazer embaixadinha e intercalar o olhar entre a bola e o gol. Mantendo a cabeça erguida: A maioria dos jogadores apenas olha para a bola enquanto corre. Uma das maneiras de treinar a visão periférica é manter a cabeça erguida. No começo, você vai perder muitos gols e errar muitas jogadas.