Segundo a ABNT NBR 7190/1997 o teor de umidade da madeira (TU) corresponde à relação entre a massa da água nela contida e a massa da madeira seca. A equação 1 fornece a relação para determinação do teor de umidade da madeira, onde m1 é a massa inicial da madeira (em gramas) e m2 é a massa de madeira seca (em gramas).
(...) a madeira pode ser idealizada como um material ortotrópico em que se distinguem três direções mecânicas ou estruturais, perpendiculares entre si, que coincidem com as direções longitudinal, radial e tangencial da árvore.
A maneira mais simples e efetiva de se prevenir o apodrecimento da madeira é mantê-la seca. A água muitas vezes é mantida na madeira por falta de ventilação ou drenagem. Os pontos sujeitos a apodrecimento são as juntas e onde a madeira entra em contato com outros materiais.
A resistência é influenciada por fatores como massa específica (densidade), porcentagem de lenho juvenil, teor de umidade do ambiente e retratibilidade. ... Há muito tempo sabe-se que a Page 10 10 resistência da madeira varia com o teor de umidade, diminuindo à medida que este aumenta.
EFEITO DE COMPRESSÃO A compressão na madeira pode ocorrer segundo três orientações: paralela, normal e inclinada em relação às fibras. ... Os valores de resistência à compressão normal às fibras são da ordem de ¼ dos valores de resistência à compressão paralela.
Resumo: A madeira, assim como outros materiais utilizados em construção, sofre alterações em sua resistência e rigidez quando submetida a carregamentos de longa duração. ... Mecanicamente a madeira se comporta como um sólido visco-elástico.
O elástico pode ser produzido através de um trançado de algodão ou outros fios têxteis juntamente com fios de borracha. Contudo, ainda pode ser fabricado a partir de fibras sintéticas com propriedades semelhantes àquelas dos elásticos à base de fios de borracha.
A massa específica básica no sentido radial, medula-casca varia, em média, de 0,494 g/cm³ a 0,523 g/cm³ na posição leste e 0,483 g/cm³ a 0,514 g/cm³ na posição oeste, en- quanto a variação no sentido axial, base-topo, variou de 0,615 g/cm³ a 0,511 g/cm³ na posição leste e de 0,595 g/cm³ a 0,507g/cm³ na posição oeste.
Características da madeira Dada a diversidade das espécies que produzem madeira. Este material apresenta grande diversidade de características mecânicas, de densidade, higroscopia, cor, grão, resistência ao apodrecimento e ao fogo, odor, e múltiplos outros factores diferenciadores.
Entre as principais propriedades físicas da madeira, estão a massa específica (massa por volume) ou densidade e a estabilidade dimensional (contração e inchamento em função do teor de umidade) e, entre as mecânicas, estão a resistência a esforços de compressão, flexão, tração, cisalhamento e fendilhamento (ARAÚJO, 2002 ...
Entre as características físicas da madeira cujo conhecimento é importante para sua utilização como material de construção, destacam-se: Umidade. Densidade. Retratibilidade. Resistência ao fogo.
A madeira pode ser empregada em vários elementos de uma edificação, seja de maneira temporária ou definitiva, como estrutura temporária (escoramentos, formas e andaimes), estrutura definitiva (vigas, caibros, terças e pilares), decoração (forro e painel), e piso (assoalho e tacos);
A madeira dá origem à matéria-prima da indústria do papel: a chamada polpa de celulose, que é o principal ingrediente do papel. ... Além do papel, é ainda usada na obtenção de produtos químicos como: rayon, alcatrão, tanino e acetato de celulose, produtos usados para fabricar tintas e no curtimento de couro.