- Semimobiliado: é o apartamento que vem com todos os armários, geralmente nos quartos, na cozinha e no banheiro. Por vezes, os proprietários também oferecem outros móveis maiores, como sofás, camas e mesas. "Quase ninguém que se muda tem armários para levar.
A forma correta é semirreboque, tudo junto. Nas palavras formadas por um elemento não autónomo terminado em vogal e por um segundo elemento começado por r ou s, essas consoantes são duplicadas e escreve-se tudo junto.
Um reboque possui 2 ou mais eixos, deve ser engatado e pode se unir a um veículo automotor, caminhão simples ou caminhão trator. Por sua vez, um semirreboque possui 1 ou 3 eixos, apoia uma parte dele e de seu peso no veículo trator e só pode ser unido a caminhão trator.
Quase selvagem; brutal, muito rude. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: semisselvagem. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: semi-selvagem.
Pois é. A regra atual separa os prefixos em grupos. O prefixo “supra” está no grupo dos que exigem hífen apenas quando se associam a palavras que começam com vogal, “h”, “r” ou “s”. Grafam-se com hífen, portanto, palavras como “supra-axilar”, “supra-hepático”, “supra-renal” e “supra-sensível”.
Grafia no Brasil: seqüencial. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: sequencial.
Após a reforma ortográfica, a forma correta passou a ser autorretrato, sem hífen e com a consoante "r" dobrada.
Faça seu Autorretrato
Significado de Autorretrato substantivo masculino Imagem que se faz de si próprio cujas formas e aspectos podem ser realizadas na forma de pinturas, desenhos, literatura, narração escrita ou oral: a testemunha fez um autorretrato do criminoso. ... Auto + retrato.
Dá-se o nome de autorretrato, quando o retratista procura descrever o seu aspeto e o seu carácter, revelando o que captou da expressão mais profunda de si mesmo. ... Assim, um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista se faz de si mesmo.
O retrato é um gênero na pintura, ou na fotografia onde a intenção é descrever um sujeito humano. Os retratos frequentemente constituem importantes registros. Historicamente, as pinturas de retratos representam os ricos e poderosos.
A produção de autorretratos segue o desenvolvimento do retrato, gênero que se afirma de modo autônomo no século XIV e, a partir de então, passa a ocupar lugar destacado na arte européia, atravessando diferentes escolas e estilos artísticos.