Os linfócitos são células pequenas, mas podem ser observadas em formas maiores. É aí que entra a confusão. No linfócito pequeno (típico) o citoplasma é escasso, formando uma faixa estreita ao redor do núcleo. Nos linfócitos grandes o citoplasma é abundante.
Todos os linfócitos são produzidos na medula óssea a partir de células-tronco, os linfócitos B saem maduros da medula óssea e instalam-se nos órgãos linfáticos periféricos (baço, linfonodos, nódulos linfáticos, placas de Peyer do íleo, tonsilas e apêndice) onde se proliferam e terminam a sua diferenciação, enquanto os ...
A resposta inflamatória alérgica é caracterizada pela apresentação de antígenos pelas APCs para os linfócitos T naives, que direcionam a resposta para um perfil Th2. E em contraste, em indivíduos não alérgicos, há o predomínio de linfócitos Th1 e linfócitos T reguladores (Tregs).
Os anticorpos ligam-se a células chamadas de mastócitos (produtoras de histamina) e basófilos (um tipo de leucócito, célula de defesa), que liberarão histamina (substância que dilata os vasos) e outras substâncias, causando a reação alérgica.
Alergia pode ser definida como um tipo de reação imunológica do organismo quando em contato com substâncias estranhas, também chamadas antígenos ou alérgenos. Os linfócitos são as células mais importantes do sistema imunológico humano, as quais tem a capacidade de reconhecer e agir contra substâncias estranhas.
Os macrófagos atuam fagocitando os organismos invasores, enquanto os linfócitos são as células responsáveis pela produção de anticorpos. (PUC-SP) São células importantes da defesa imunológica: a) plaquetas, eritrócitos e linfócitos.
Os antígenos que evocam as reações de hipersensibilidade imediata (alérgica) são chamados de alérgenos. Duas das citocinas secretadas pelas células Th2, IL-4 e IL-13, estimulam os linfócitos B específicos para os antígenos estranhos a mudarem para as células produtoras de IgE.
Entre os alergénios mais comuns estão o pólen e determinados alimentos, embora os metais e outro tipo de substâncias também possam causar alergias. As causas das reações alérgicas mais graves incluem alguns alimentos, picadas de insetos e determinados medicamentos.