Cerca de 90% da EPO é produzida pelos rins e o restante formado em sua maior parte no fígado e secretada principalmente por células intersticiais semelhantes a fibroblastos, em torno dos túbulos do córtex e medula exterior (PARDOS et al., 1999; OZAWA et al., 2002; GUYTON & HALL, 2011).
O Hemax Eritron é um medicamento antianêmico, que estimula a eritropoiese, ou seja, a formação e liberação das hemácias (células vermelhas do sangue) a partir da medula óssea. A eficácia de Hemax Eritron é medida pelo aumento do hematócrito (quantidade de células vermelhas no sangue) resultante do tratamento.
O aumento da capacidade do corpo para transporte de oxigênio é o centro principal para doping de atletas em esportes de resistência. Para este efeito, as transfusões de sangue ou agentes estimuladores da eritropoiese, tais como a Eritropoetina, são utilizados (Schumacher, Saugy, Pottgiesser, & Robinson, 2012).
A eritropoetina é a uma forma de doping sanguíneo muito utilizada no esporte, sendo que sua incidência é elevada em atletas de esportes de resistência por aumentar a concentração de hemácias, promovendo maior transporte de oxigênio para o tecido muscular.
A eritropoetina, ou EPO, é o hormônio responsável pela produção de hemácias, e começou a ser fabricada sinteticamente, em 1985, para tratar pacientes com anemia. Usada em atletas saudáveis, melhora a performance, pois a quantidade de oxigênio transportada pelo sangue aumenta consideravelmente.
O efeito desta substância é aumentar a produção dos glóbulos vermelhos no sangue, potencializando assim a capacidade de transporte de oxigênio, fator fundamental para proporcionar um aumento da produção de energia aeróbica e consequentemente a melhora de desempenho.
Substâncias proibidas em todos os momentos
A média da espessura da cortical foi 0,68 cm no terço superior (variando de 0,38 a 1,36 cm), com desvio-padrão de 0,19 cm, e 0,71 cm no terço médio do rim esquerdo (variando de 0,37 a 1,18 cm), com desvio-padrão de 0,19 cm.
Rim direito mede 8,5 cm. Espessura do parênquima à direita: 1,2 cm. Rim esquerdo mede 8,5 cm. Espessura do parênquima à esquerda: 1,3 cm.