EQST

O Que Um Trauma Aberto?

O que é um trauma aberto?

Trauma abdominal aberto é quando um objeto perfura o indivíduo causando descontinuidade dos tecidos. Sua gravidade baseia-se, sobretudo na possível existência de uma lesão visceral podendo levar à morte imediata por hemorragias e choque ou, tardiamente, por infecções.

Quais exames podem diagnosticar um trauma?

O diagnóstico pode ser realizado através do exame físico apenas ou auxiliado por exames complementares físico apenas ou auxiliado por exames complementares, como radiografia simples realizada em três incidências (lateral, ântero-posterior e transoral), tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM).

O que é um trauma abdominal fechado?

O trauma abdominal fechado pode ser associado à fratura da pelve, que leva à perda adicional de grande quanti- dade de sangue par a cavidade abdominal ou retroperitônio, sem sinais exter- nos de hemorragia.

O que é trauma abdominal fechado indireto?

O trauma abdominal fechado pode ser associado à fratura da pelve, que leva à perda adicional de grande quanti- dade de sangue par a cavidade abdominal ou retroperitônio, sem sinais exter- nos de hemorragia.

O que é uma evisceração abdominal?

A evisceração é um evento resultante da interação de fatores locais e sistêmicos que resulta na falência total do processo de cicatrização e fechamento da parede abdominal.

Em qual situação a laparotomia exploradora deve ser indicada no trauma abdominal fechado?

Diversas situações poderão ocorrer nos pacientes vítimas de TAF. Situação 1: paciente instável com lesões limitadas ao abdômen. Conduta: laparotomia exploradora. Situação 2: paciente muito grave, instável, com lesões múltiplas e sem que se saiba se a lesão causadora da instabilidade hemodinâmica esta no abdômen.

O que é trauma hepático?

ex., acidente de trânsito) pode lesionar o fígado, assim como um trauma penetrante pode lesionar (p. ex., por arma branca ou arma de fogo). As lesões hepáticas variam de hematomas subcapsulares e pequenas lacerações capsulares a lacerações profundas parenquimatosas, lesão maior por esmagamento e avulsão vascular.

Como agir em caso de evisceração?

Não tente reposicionar os órgãos eviscerados para a cavidade abdominal; Cubra as vísceras com curativo oclusivo, dê preferência umidificado com água filtrada ou soro, caso tenha, use faixa e toalhas para cobrir levemente, e manter as partes protegidas e não deixando que a vítima se desespere com a situação.

O que são as vísceras?

[ Anatomia ] Cada um dos órgãos que estão contidos nas cavidades do corpo, como o cérebro, os pulmões, o coração, o fígado, etc.

O que significa a palavra evisceração?

Saída de uma ou mais vísceras para fora da cavidade abdominal através de uma ferida operatória ou traumática.

O que é lesão interna?

Lesões internas são mais preocupantes que fraturas, pois podem causar a ruptura de órgãos, consequentes hemorragias e prejuízos ao sistema circulatório. | Foto: Não apenas as fraturas representam gravidade e exigem cuidados especiais nos casos de atropelamentos.

Quais são os sintomas de hemorragia interna?

Quando é interna, pode ser mais difícil de identificar, porém os sinais que indicam a presença de uma hemorragia deste tipo são:

  • Palidez e cansaço;
  • Pulso rápido e fraco;
  • Respiração acelerada;
  • Muita sede;
  • Queda da pressão;
  • Náuseas ou vômitos com sangue;
  • Confusão mental ou desmaios;

O que pode causar sangramento interno?

Hemorragias internas são sangramentos que ocorrem dentro do corpo e que podem não ser percebidas, sendo por isso mais difíceis de diagnosticar. Estas hemorragias podem ser provocadas por lesões ou fraturas, mas também podem ocorrer devido a doenças como hemofilia, gastrite ou doença de Crohn, por exemplo.

O que é hematoma de parede?

O hematoma espontâneo da parede abdominal é uma entidade infrequente que corresponde ao acúmulo de sangue na bainha do reto abdominal por ruptura de vaso epigástrico ou da própria musculatura de forma atraumática.

Quais as consequências de um soco no estômago?

As lesões penetrantes ou contundentes podem cortar ou romper os órgãos abdominais e/ou os vasos sanguíneos. Uma lesão contundente pode provocar acúmulos de sangue dentro da estrutura de um órgão sólido (por exemplo, o fígado) ou na parede de um órgão oco (tal como o intestino delgado).

O que pode causar sangramento na urina?

Sangue na urina não significa necessariamente ter câncer na bexiga. Hematúria frequentemente, pode ser causada por outros motivos, como infecção, tumores benignos, cálculos renais ou outras doenças benignas do rim.

O que provoca sangramento nas fezes?

A presença de sangue vivo nas fezes pode ser assustadora, mas, embora possa ser sinal de problemas graves como colite, doença de Crohn ou câncer, geralmente é apenas sinal de problemas mais leves e fáceis de tratar, como hemorroidas ou fissura anal, por exemplo.