40 anos
Corredor da morte é um termo que se refere à seção de um presídio que abriga os condenados a morte que esperam pela execução. Na Grã-Bretanha, antes da abolição da pena de morte, prisioneiros condenados obtinham clemência caso não fossem executados em 90 dias, a contar do dia de sua sentença.
56 do CPM estabelece: “a pena de morte é executada por fuzilamento”. Art. 707. O militar que tiver de ser fuzilado sairá da prisão com uniforme comum e sem insígnias, e terá os olhos vendados, salvo se o recusar, no momento em que tiver de receber as descargas.
Na República Popular da China, o tráfico de pessoas e casos de corrupção política grave são punidos pela pena de morte. Em exércitos de todo o mundo, os tribunais marciais têm imposto sentenças de morte para crimes como covardia, deserção, insubordinação e motim.
Com mais de 1,4 bilhão de habitantes, a China é uma das potências mais controvertidas do globo. Ao mesmo tempo em que ostenta excelentes indicadores econômicos e baixa criminalidade, a nação é conhecida pela limitação de direitos fundamentais. No campo da segurança pública, essa ambiguidade fica ainda mais evidenciada.
É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. No ano passado, foram registradas 43.
Nesse caso, a dose anestésica é 50 vezes acima do normal e inibe a atividade neurológica, paralisa os músculos, os pulmões e o coração. O sistema é parecido com o usado na eutanásia de animais e pode causar óbito em menos de cinco segundos.