Para o cônjuge que for declarar o bem, o imóvel financiado é informado na ficha “Bens e Direitos”, com o código correspondente (11 se for apartamento, 12 se for casa). No campo “Situação em deve ser informado o valor do sinal, mais a soma de parcelas pagas.
Para que seja considerado declarante em conjunto, todos os bens, direitos e rendimentos destas pessoas devem estar na mesma declaração (contribuinte titular). Neste caso, as pessoas declaradas em conjunto não precisam entregar uma declaração somente sua, pois, será considerado como dependente.
Nesse caso os bens do casal devem ser declarados na ficha de Bens e Direitos e em seguida utilizar o código 99 para mencionar as informações que constam na declaração do cônjuge ou companheiro.
Como declarar imóvel financiado no imposto de renda 2021 É o caso dos empréstimos bancários ou entre as pessoas físicas. Financiamentos imobiliários, assim como os de veículos, devem ser informados somente na ficha de Bens e Direitos. Você deve apenas declarar o valor efetivamente desembolsado até cada data.
O saldo devedor deve ser declarado no campo Dívidas e Ônus reais, e o saldo pago no campo Pagamentos Efetuado, assim como em Bens e Direitos informar o valor pago e descrição do imóvel.
Se você financiou o seu imóvel, o bem deve ser declarado na ficha “Bens e Direitos”, não na ficha “Dívidas e Ônus Reais”. A segunda ficha pode até ser esquecida no momento, pois ela é destinada a dívidas que não têm garantia, como empréstimos bancários ou entre pessoas físicas.
Se o automóvel foi vendido em 2020, é necessário declarar essa transação. Neste caso, o valor descrito no campo “situação em deve ser o mesmo informado no IR do ano passado (se já tinha sido quitado, será o valor integral de aquisição). Já o campo “situação em tem de ficar zerado.
Para declarar empréstimos contraídos junto a instituições financeiras ou pessoas físicas, vá até a ficha Dívidas e Ônus Reais e selecione o código correspondente: 11 para banco (estabelecimento bancário comercial), 12 para sociedades de crédito, financiamento e investimento (como as financeiras), e 14 se a sua dívida ...
Compra financiada Se você financiou um carro também deve informar a operação à Receita na ficha “Bens e Direitos”. Mas neste caso, ao invés de declarar o preço total de compra, você deve informar apenas o valor efetivamente desembolsado com as prestações do financiamento até o dia 31 de dezembro de 2020.