EQST

Como Que O Nome-do-pai?

Como que o nome-do-pai? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como é que é o nome-do-pai?

O nome-do-pai não indica apenas a morte da coisa, mas indica a morte de toda significação perdida em nome de uma morte anterior. Nesse sentido, a finalidade da teoria nome-do-pai é mostrar a relação da função de ponto de estofo, e o lugar do Outro, e pensar como o sujeito pode articular essas duas funções.

Quem é o pai da metáfora?

Por ser simbólica, é possível operar a função paterna como uma metáfora; assim, o nome-do-pai entra em substituição ao falo como objeto de desejo da mãe. Produzindo o nome-do-pai, a criança nomeará, metaforicamente, o objeto fundamental de seu desejo, embora sem o saber, já que o significante originário foi recalcado.

O que é a metáfora paterna?

Lacan refere ao complexo de Édipo sob a forma de metáfora paterna, que vai dar uma solução à tríade imaginária mãe-criança-falo, na qual o desejo da mãe tem um papel fundamental. A metáfora paterna inscreve a impossibilidade de completude de todo ser humano e possibilita a sua inscrição enquanto sujeito do desejo.

Quais os principais conceitos de Winnicott?

Para Winnicott, o ser humano tem a tendência a se desenvolver e unificar, e o faz através do processo de maturação, ou seja através da formação e evolução do ego, superego e inconsciente, além dos mecanismos de defesa. A saúde psíquica estaria no livre desenrolar deste processo.

O que ocorre com o bebê que não teve uma mãe suficientemente boa Segundo Winnicott?

A mãe que não consegue ser suficientemente boa não proporciona ao bebê que ele se constitua como sujeito independente. Winnicott explica que não é necessário a mãe ter uma compreensão intelectual de sua função ou tarefas.