Após determinar o valor do grau de ionização na fórmula da constante, basta multiplicar o valor do grau de ionização pela molaridade para calcular a concentração de hidrônios. Por fim, basta utilizar o valor da concentração de íons H+ em uma das expressões do item 1 para calcular o valor do pH.
pH + pOH = 14 Se temos uma solução ácida, por exemplo, com pH igual a 4, sabemos que o seu pOH é igual a 10. Os valores de 0 a 14 da escala de pH podem ser medidos precisamente por meio de um equipamento chamado pHmetro (também chamado de peagômetro).
pH representa o potencial hidrogeniônico e pOH é o potencial hidroxiliônico das soluções. Tratam-se de escalas logarítmicas utilizadas para medir o caráter ácido e básico de uma amostra. Os valores que as compõem variam de 0 a 14 e foram obtidos a partir do equilíbrio iônico da água.
O pH de uma solução é o cologarítimo decimal de base dez, conforme expresso abaixo:
Em estado liquido, uma pequena parte das moléculas de água se dissocia, dando origem aos íons H+ e OH– aquosos. Assim, dizemos que o comportamento da água pura caracteriza uma situação de equilíbrio, que recebe o nome de equilíbrio iônico da água. ...
A equação mostra que os íons H+ e OH- são provenientes da molécula H2O. ... Em uma água pura a 25 ºC, as concentrações em mol/L de H+ e OH- mostram um valor igual a 10-7 mol.
O produto iônico da água é dado pela multiplicação entre os produtos de sua autoionização, isto é, os íons hidrônio e hidróxido. O seu valor a 25ºC é 10-14 ºC.
2 H2O (l) H3O+ (aq) + OH. Este é um exemplo de autoprotólise, e que mostra a natureza anfótera da água. A água, mesmo pura, não é um simples emaranhado de móleculas de H2O.
A constante de equilíbrio KC é dada pela expressão: Como a água está no estado líquido, a sua concentração mantém-se constante, então não participa da fórmula e podemos mulitiplicá-la pelo KC, obtendo uma nova constante. Neste caso, a KW, ou seja, o produto iônico da água....Equilíbrio iônico da água (KW)