O critério clássico de Light caracteriza como exsu- dato o líquido pleural que apresente a relação proteínas totais do líquido pleural (PtnT-L) dividida pela relação do soro (PtnT-S) maior do que 0,5; desidrogenase lática no líquido pleural (DHL-L) maior do que 200 U/L e sua rela- ção DLH-L/DLH-S maior do que 0,6.
A toracocentese, ou punção pleural, é um procedimento que pode ser realizado por qualquer profissional médico desde que conheça a técnica de acesso à cavidade pleural por punção com a finalidade diagnóstica ou terapêutica do derrame pleural pela remoção do acúmulo de líquido anormal ali presente.
Toracocentese é aspiração por agulha de líquidos de um derrame pleural....É necessária radiografia de tórax para qualquer um dos seguintes:
Podem ser solicitadas dosagens de glicemia, proteínas ou albumina para comparar as concentrações com as do pleural. O que é toracocentese e como é realizada? A toracocentese é a remoção do líquido pleural da cavidade pleural com uma agulha e seringa.
Este procedimento consiste na introdução de uma agulha ou catéter, conectado a um sistema de aspiração ou a um conector na efusão pleural, o qual permite a aspiração permanente na área pleural entre a parede torácica e os pulmões. O derrame pleural é relativamente comum em cães e gatos.
O procedimento é feito por meio da inserção de um dreno na cavidade pleural, após anestesia local, vedado na extremidade oposta, abaixo do nível do tórax. Desta forma, ar, fluído ou sólidos presentes no espaço pleural conseguem escapar deste, sem retornar.
Tratamento indicado. Um das principais indicações em casos de efusão pleural em pequenos animais é a toracocentese. Trata-se de uma técnica terapêutica e diagnóstica utilizada para o drenar o armazenado e coletar amostras de líquido, efusão pleural, retidos no tórax.
A inserção do dreno torácico (também denominada toracostomia com dreno) é um procedimento no qual um dreno é inserido no espaço entre o pulmão e a parede torácica (denominado espaço pleural). O procedimento é feito para drenar ar do espaço em caso de colapso pulmonar (um quadro clínico denominado pneumotórax).
O material custa em torno de 650 reais. Valor válido para ambulatório, emergência e internamento.
Mas a espessura da camada de gordura da pele só pode ser reduzida com a lipo em até certo ponto para a segurança do paciente, e além disso como já foi comentado acima , o abdome pode ter aspecto de inchado devido a excesso de gordura intra abdominal ( entre os órgãos, onde não pode ser lipado).
3-Use a malha cirúrgica por, pelo menos, dois meses após a cirurgia (retirar somente para tomar banho): ela não só ajuda a diminuir o inchaço, como também a “modelar” o novo contorno proporcionado pela cirurgia. 4-Drenagens linfáticas são grandes aliadas nessa luta e podem ser muito utéis.
O uso da cinta modeladora é indicado por um período de um mês. O objetivo da cinta é comprimir o abdômen para diminuir o edema (acúmulo de líquidos), dar conforto e segurança, modelar suas curvas, diminuir a dor e facilitar os seus movimentos.