A Amazônia situa-se na região equatorial e possui um clima quente e úmido, embora este comportamento não tenha sido uma constância durante os últimos 15.
O clima Equatorial é característico da região amazônica. A atuação das massas de ar Equatorial Continental e Equatorial Atlântica provoca chuvas abundantes, superiores a 2.
A floresta amazônica é uma floresta tropical densa, formada por árvores de grande porte. A vegetação é dividida em: ... Mata de terra firme: encontrada na maior parte da floresta amazônica, não sofre inundações por localizar-se em áreas mais altas. A vegetação encontrada é de maior porte, como a castanheira.
Mata branca é o significado do nome Caatinga, dado pelos índios tupi-guarani em alusão à aparência que ele toma quando a água se torna escassa. O visual de sua vegetação na época de estiagem é, na verdade, uma estratégia exemplar de sobrevivência.
Eles são, portanto, predominantemente arenosos, areno-argilosos, argilo-arenosos ou, eventualmente, argilosos. Sua capacidade de retenção de água é relativamente baixa. O teor de matéria orgânica destes solos é pequeno, ficando geralmente entre 3 e 5%.
latossolos
As diversas paisagens no Cerrado são o resultado das formações geológicas que compõem uma geodiversidade formada por rochas de diversas composições e origens. Essas rochas, do tipo sedimentares, metamórficas e magmáticas, têm idades diversas, pois começaram a se formar há milhões, e mesmo há bilhões de anos.