No ano de 1897, a militante inglesa Millicent Fawcett fundou a União Nacional pelo Sufrágio Feminino. No início do movimento, a luta e a militância ainda eram pequenas, se comparadas com o que veio nos anos seguintes, sobretudo a partir de 1903.
Resumo sobre o movimento sufragista Ocorreu nos séculos XIX e XX. Sua principal reivindicação era a garantia às mulheres do direito a votar e ser votada. O país que o protagonizou foi a Inglaterra. ... No Brasil, o direito ao voto feminino foi sancionado em 1932, no governo Getúlio Vargas.
Além do voto, as principais reivindicações na época eram educação e trabalho.
Foi passeata pelo voto feminino em Nova York,1912. O movimento pelo sufrágio feminino foi e é um movimento social,politico e econômico de reforma,com o objetivo de estender o sufrágio ( o direito de votar ) às mulheres. Participam do sufrágio feminino,mulheres ou homens,denominados sufragistas.
Em 1928, esse estado nordestino era governado por Juvenal Lamartine, a quem coube o pioneirismo de autorizar o voto da mulher em eleições, o que não era permitido no Brasil, mesmo a proibição não constando da Constituição Federal.
A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres. O movimento decisivo para a conquista do voto pelas brasileiras chegou com Bertha Lutz, liderança dos ideais sufragistas que fundou em 1922 a Federação pelo Progresso Feminino.