A fórmula necessária para calcular o resistor adequado para o LED é: R = (Vcc – VL) / IL, onde:
1ª Faixa: mostra o primeiro algarismo do valor da resistência. 2ª Faixa: mostra o segundo algarismo da resistência. 3ª Faixa: mostra quantos zeros devem ser adicionados a resistência. Obs: Para os resistores de 3 faixas a tolerância pode ser considerada em ± 20%, sendo definido sem cor.
Código de cores para resistores
Você sabe identificar o valor de resistores pelo código de cores? Agora você vai aprender como é fácil descobrir o valor da resistência ôhmica utilizando a tabela de código de cores. Logo temos 10×100 que é igual a 1000 que é igual a 1K, isso significa que temos um resistor de 1K com uma tolerância de +-5%.
A tolerância é um valor percentual em torno da resistência nominal na qual o valor real pode se encontrar. Um resistor de 200Ω com 5% de tolerância e 1/4 W pode ter seu valor real entre 190Ω e 210Ω, dissipando no máximo 0,25W.
Os resistores fixos são comumente especificados por três parâmetros: o valor nominal da resistência elétrica, a tolerância, ou seja, a máxima variação em porcentagem do valor nominal, e a máxima potencia elétrica dissipada.
Caso você não saiba, a maioria dos capacitores eletrolíticos têm polaridade e essa informação vem descrita no corpo do capacitor. Nesta imagem a seguir é possível ver os traços que indicam o lado negativo do capacitor, então basta ligar o negativo e o positivo nos terminais corretos e pronto!
O princípio de funcionamento dos capacitores é bem simples! Quando uma tensão elétrica é aplicada entre as placas condutoras do capacitor, um lado da placa armazena as cargas positivas e o outro lado armazena as cargas negativas.
Olá amigo, sou técnico em eletrônica com 10 nos de experiência na área, respondendo a pergunta, deve verificar se o capacitor ele tem um range de voltagem que pode ser 110-220, e também o valor de capacitância que deve ser o mesmo, porém se o capacitor for 220 apenas, isso mostra que a fabricação dele foi especifica, ...
Lembre-se, se acender fraquinho, a tensão é 110 V. Se acender forte, com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é 220 V. Sabendo com certeza a voltagem da tomada, você pode ligar, com segurança e sem medo de queimar, o seu aparelho eletro-eletrônico.