Uma analogia com as árvores ajuda-nos a compreender os benefícios da Psicologia para o indivíduo. As árvores expandem sua copa até o céu e mergulham suas raízes no solo, universalmente são tidas como símbolo da vida e portanto são uma representação simbólica do psiquismo humano.
Quando a criança desenha, cria pontes entre o mundo real e o imaginário, expressando suas concepções e percepções do mundo no qual está inserida. Além disso, o desenho permite à criança retratar em diferentes dimensões, suas experiências pessoais em busca da sua própria identidade.
Através da psicologia se faz o estudo dos desenhos, e com ele se pode compreender melhor a criança, porque ao desenhar, a criança passa para o papel, o que ela pensa e sente sobre as pessoas, o ambiente ao seu redor, suas experiências, e também um pouco das suas características como pessoa.
Um grande desenho no centro da folha significa: "o centro do mundo sou eu e o resto são meus companheiros". Elementos suaves e curvas dizem: "sou uma pessoa amável e amo todo mundo!". Mas por detrás significam: "mas todos me cansam e é melhor eu ir embora!".
O desenho da árvore é um teste de projeção gráfica lançado por Karl Koch que afirma que o desenho da árvore é uma grafologia menos sutil, menos elaborada, mas que em alguns casos permite ver o que a pessoa não consegue.
Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.
Como é analisado o teste da árvore?
Quando desenhadas em proporção, indicam que há um bom desenvolvimento emocional e que a criança se sente amada e aceita. De fato, uma árvore com muitas raízes é geralmente um sinal de um apego positivo. No entanto, crianças com menos de 9 anos de idade às vezes não desenham as raízes.
Cada imagem significa algo diferente: a casa projeta a situação familiar do presente, a árvore é o conceito mais profundo de nós mesmos e a pessoa é uma espécie de autorretrato ou autoimagem que inclui a nossa consciência e os nossos mecanismos de defesa.
Síntese interpretativa do teste HTP: casa-árvore-pessoa
Esse não tem muito mistério: se você desenha muitos corações, provavelmente está apaixonado. ] Quem constrói padrões complexos com muitos detalhes geralmente são pessoas introvertidas. Os desenhos também podem indicar pensamentos obsessivos e de posse. Pessoas determinadas e focadas gostam de desenhar setas.
5. Quadrados, diamantes e outras figuras geométricas. Basicamente, esse tipo de rabiscos revela que você não guarda suas opiniões só para si e que tem metas e planos bem definidos. Além disso, indica que você é uma pessoa teimosa, embora cuidadosa e prudente.
Isso pode indicar que você se encontrou em uma situação delicada e desconfortável. Se você tem desenhado isso com frequência, significa que você está enfrentando dificuldades para resolver algum problema, ou que você está tentando achar para si mesmo um objetivo de vida e tem dúvidas sobre o que fazer.
Se você não para de escrever seu próprio nome, pode ser um jeito inconsciente de demonstrar que esta triste ou se sentido rejeitado(a) pelos outros. Mas pode também significar que você anda muito preocupado(a) consigo mesmo e, que nesse momento, nada mais importa.
Na hora de analisar sua caligrafia, o tamanho é fundamental. Se sua letra é grande, você é uma pessoa extrovertida, que gosta do contato com outras pessoas e não se incomoda em ser o centro das atenções. ... Por outro lado, se sua letra é pequena, quer dizer que você é meticuloso e, certamente, introvertido.
A grafologia é o estudo da personalidade de uma pessoa por meio da escrita e que pode ser aplicado em diversas áreas. Os especialistas no assunto acreditam que o cérebro, ao comandar a mão, projeta aspectos pessoais em traços de letras, espaços e palavras.
Preste atenção ao tamanho das letras.
O alfabeto em inglês é formado por cinco vogais e 21 consoantes. - Vogais: a, e, i, o, u. Entre as mais usada é a letra "e".