O Que é Ter uma Visão Sistêmica? De maneira simples e clara, ter uma visão sistêmica nada mais é do que ter a capacidade de ver o cenário completo, analisando todos os agentes e situações que o compõem.
Tal conceito se estendeu também para o âmbito das empresas, que possuem inúmeros elementos, que interagem entre si e possuem objetivos para atingir um ou mais propósitos. ...
A empresa é caracterizada como um sistema aberto, pois sofre interações e flutuações de seu ambiente interno (departamentos, processos, recursos humanos etc.) e do ambiente externo (economia, política, meio ambiente etc.).
Os subsistemas da gestão organizacional são representados pelos departamentos de uma empresa, que trabalham em conjunto para um objetivo comum: o bom desempenho de todas as operações. A estrutura, visão, estratégia e cultura de uma organização são exemplos de subsistemas.
A visão sistêmica facilita a comunicação, a integração entre as áreas. Uma empresa funciona assim – como um sistema composto por um conjunto partes, ou subsistemas, que são as áreas funcionais: marketing, vendas, produção, logística, qualidade, gestão de pessoas etc. Essas partes se relacionam e se afetam mutuamente.
Visão sistêmica da empresa em administração leva em conta as partes em função do todo, isto é: a visão é panorâmica, em que se entende como cada detalhe se relaciona entre si e influencia toda a organização. ... Um visão sistêmica permite identificar como cada processo funciona e como cada setor interage entre si.
» Os objetivos – É a necessidade de existir o sistema, ou seja, para que ele vai servir qual sua razão, para quê foi criado. ... As partes de um sistema podem ser visualizadas na figura a seguir: Também nesse módulo iremos conhecer o Ambiente de Sistema que é o conjunto de fatores dentro de um limite específico.
Assim como o corpo humano é um sistema integrado por vários subsistemas, - como a visão, a circulação, audição, etc., onde cada um trabalha em função de todo o corpo -, também a empresa pode ser vista como um grande sistema, onde subsistemas menores interagem para fazer com que seja atingido o objetivo comum que é a ...
Principais Conceitos de Sistemas - TGS
A TGS se baseia em três princípios básicos: a) Expansionismo; b) Pensamento sintético; c) Teleologia. Todo fenômeno é parte de um fenômeno maior. Desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo.